Em sessão da Câmara Federal nesta quarta-feira (4/5), o deputado federal Da Vitória (PP-ES) pediu que seja revisto o aumento do pedágio nas sete praças instaladas na BR-101 no Espírito Santo. Desde o último domingo o valor aumentou em quase 15% para os motoristas que passam pela rodovia.

Da Vitória pediu a revisão da autorização do aumento à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo o parlamentar capixaba não se justifica o aumento uma vez que o cumprimento do cronograma por parte da concessionária Eco 101 para a duplicação da rodovia está atrasado.

“É um absurdo que a concessionária, que atua desde 2013 nos quase 500 quilômetros no Espírito Santo, tenha na parte sul da BR-101 a duplicação anda de forma muito lenta e no trecho Norte com quase nada duplicado, mesmo com todo o apoio da bancada federal capixaba para destravar o licenciamento ambiental da parte Norte”, criticou o deputado.

O parlamentar, que também coordena a bancada federal capixaba, apontou ainda que somente de janeiro a março deste ano, segundo dados da concessionária Eco 101, foram registradora 847 acidentes, sendo a maior parte em trechos ainda sem duplicação.

“Não há condições de apoiar uma concessão que se arrasta desta forma, perdendo vidas, não cumprindo o contrato e ainda tendo aumento para o cidadão que paga seu imposto, seu tributo, paga o pedágio, e não tem o contrato cumprido. Cumprir o contrato na parte que trata do aumento do pedágio à concessionária está sendo à risca. Mas na parte de atender o contribuinte não está sendo”, afirmou Da Vitória.

O deputado também pediu a ANTT que cobre que o contrato para a duplicação seja cumprido pela Eco 101.

Fonte: Assessoria do Deputado Da Vitória