Na última terça-feira (6), o Polo UAB de Vila Velha sediou um encontro para os técnicos educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o intuito de fomentar e discutir a implementação do currículo capixaba nas escolas municipais. A proposta é refletir e estruturar práticas pedagógicas que promovam o conhecimento sobre o território local, valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades.
 
De acordo o gerente de ensino da Semed, Elson Augusto do Nascimento, além de visar ao desenvolvimento de novas competências e habilidades pelos alunos, “o Currículo do Espírito Santo foi desenvolvido para que os cidadãos do estado se encontrem representados pelo documento. A diversidade étnico-racial, social, econômica, cultural é a força motriz do desenvolvimento desse programa”, destacou.
 
Intitulado Currículo do Espírito Santo e Suas Concepções, o evento contou com a parceria da equipe de Assessoria de Currículo da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu) e representou uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as bases do currículo capixaba e suas implicações na prática pedagógica. A programação incluiu momentos de exposição das concepções curriculares e oficinas em grupos, organizadas de modo a oferecer uma experiência dinâmica e interativa aos participantes.
 
Os técnicos educacionais tiveram ainda a oportunidade de participar do momento formativo que utilizou a metodologia ativa de “rotações por estações”, que consiste em revezamento por ilhas de aprendizagens e discussões educacionais direcionadas. A iniciativa proporcionou um envolvimento mais aprofundado em diferentes áreas do currículo capixaba, além de orientações curriculares, progressões por habilidades, entre outras. Esse momento foi essencial para a compreensão prática das ferramentas e dos recursos disponíveis para que sejam implementados em sala de aula.
 
Segundo a assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, Aleide Cristina de Camargo, é importante realizar formações como essa para auxiliar a implementação do currículo nas escolas de Vila Velha. “Desse modo, é possível potencializar ainda mais ações que já acontecem nas unidades de ensino municipais e que podem promover melhorias na aprendizagem dos estudantes”, pontuou.
 
Elaborado sob referência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Espírito Santo (etapa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental) foi homologado pelo Conselho Estadual de Educação, pela Resolução CEE-ES Nº 5.190/2018, em 31 de dezembro de 2018.
 
De acordo o gerente de ensino, Elson Augusto do Nascimento, além da importante aquisição de novas experiências, o encontro demonstra o compromisso dos profissionais da Educação com o aprimoramento contínuo, refletindo diretamente na qualidade do ensino oferecido à comunidade.
 
“Agradecemos a prontidão da Gerência de Estado do Currículo para a rede de ensino de Vila Velha, pois ter a possibilidade de estabelecer o diálogo acerca do Currículo Capixaba e articular sua utilização na rede de ensino de Vila Velha muito contribuirá para o fortalecimento da aprendizagem dos nossos estudantes”, conclui o gerente.

Fonte:  Secretaria de Educação