Suspeitos do crime foram presos e disseram para os policiais militares que a vítima, de 15 anos, pegou drogas para usar e não pagou. Crime aconteceu em Santa Teresa, na Região Serrana do ES.

A irmã do adolescente disse, nesta sexta-feira (6), no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, que a família ainda não entende porque o adolescente João Paulo Grameliche da Silva, de 15 anos, foi morto com tanta violência.

“Ele era um menino bom. Não fazia mal a ninguém. Menino brincalhão. Ele era uma criança como as outras. Falava em ser policial. Todo mundo conhece ele em Santa Teresa. Andava de bicicleta a cidade toda, saía, voltava e nunca foi de dormir fora. Sempre ia e voltava. Não sei porque eles fizeram essa covardia com ele. Não sabemos o porquê. Ele era fraco, frágil. Independente do que aconteceu, não precisava dessa maldade toda não. A gente quer justiça “, disse Daniele Grameliche.

Uma dívida com o tráfico de drogas pode ter sido o que motivou a morte do adolescente, encontrado morto na tarde desta quinta (5), em uma cova rasa, em uma região de mata de Santa Teresa, no Espírito Santo.

De acordo com o major Cabral, da Polícia Militar, cinco jovens presos, incluindo dois adolescentes, foram presos suspeitos de envolvimento no assassinato.

Eles confessaram o crime e disseram que o adolescente possuía envolvimento com o tráfico e foi morto porque não pagou uma quantidade de drogas que pegou para uso próprio, segundo a PM

“Eles queriam dar um corretivo nele, mas, além do espancamento, acabaram por matá-lo. Inicialmente, eles disseram que era só para espancá-lo, mas chegando lá o responsável pelo tráfico ali decidiu esfaqueá-lo e por fim logo na vida dele”, disse o major.

Prisões

Após o recebimento das denúncias, o major disse que foi montada uma operação para localizar João Paulo, que estava desparecido deste o dia 29.

Quando os policiais subiram até a localidade de Morro do Tadeu, viram um jovem de 22 anos apontado como chefe do tráfico na localidade e o abordaram. O homem resistiu, mas acabou preso e levou os policiais até a casa dele. No local, estavam outros quatro jovens. Um adolescente de 16 anos confessou o assassinato e apontou a participação dos demais, de acordo com a polícia.

“Chegando lá localizamos mais quatro indivíduos que confessaram participação no tráfico. Também localizamos maconha e uma quantia em dinheiro. A partir daí começamos a entrevistá-los. Um dos detidos, um adolescente, informou que eles teriam levado o adolescente para a região de mata e dado fim à vida dele”, contou.

A Polícia Civil informou que os adultos foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e ocultação de cadáver, já que esses crimes estavam em situação de flagrante.

A adolescente de 15 anos e o adolescente de 16 responderão por ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e ocultação de cadáver.

O crime

João Paulo saiu de casa na última semana para comprar um pacote de salgadinhos, mas não voltou. No domingo (1º), após dois dias do desaparecimento, a mãe registrou boletim de ocorrência.

Segundo a polícia, o adolescente que confessou o crime admitiu que ele e os outros dois jovens levaram o menino para uma região de mata no alto de um morro, na última sexta, e o espancaram.

Conforme o depoimento, o homem de 22 anos golpeou João Paulo na cabeça com uma garrafa de vidro e esfaqueou o menino várias vezes, deixando-o caído no chão.

O grupo voltou ao local do crime no dia seguinte, sábado (2), para enterrar o adolescente em uma cova rasa. Policiais civis foram até o local na tarde desta quinta e localizaram o corpo.

Fonte: G1