Aloísio e Matheus Costa marcaram os gols do Brancão, no jogo de ida das semifinais, disputado no Kleber Andrade

Maior campeão do Campeonato Capixaba, o Rio Branco-ES está perto de disputar mais um título. Na tarde deste domingo, no jogo de ida das semifinais, disputado no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, o Capa-Preta venceu o Porto Vitória, por 2 a 1.

Logo no início do jogo, o Rio Branco-ES abriu o placar com Aloísio, que teve o pênalti defendido por George, mas aproveitou no rebote. Na etapa final, Matheus Costa, em um lindo chute, fez o segundo do Brancão. Na sequência, o jovem Alisson contou com uma falha incrível do goleiro Neguete e descontou para o Porto Vitória.

Com o resultado de 2 a 1, o Rio Branco-ES pode até empatar, no jogo da volta, que mesmo assim avança às finais e garante a vaga na Copa do Brasil 2025. Ao Porto Vitória resta vencer por dois jogos de diferença. Caso o Verdão de volta o placar mínimo, a disputa será nas cobranças de pênaltis.

O jogo

Novidade na fase semifinal, o VAR Light entrou em ação e foi responsável por identificar um toque de mão do lateral Gil Bahia, que originou o pênalti para o Rio Branco-ES, logo aos três minutos. Aloísio cobrou a penalidade, o goleiro George chegou a defender, mas o meia aproveitou o rebote e abriu o placar.

Em vantagem, o Capa-Preta dominou o primeiro tempo, onde o Porto Vitória marcava muito mal e tinha extrema dificuldade na saída de bola. Apesar do amplo domínio, o Brancão criou apenas mais uma chance de gol, com Matheus Costa, que entrou de frente para o goleiro, demorou a finalizar e foi desarmado pelo lateral Laílson.

Na volta para o segundo tempo, o Porto Vitória tomou conta da partida. O time jogava no campo do Rio Branco-ES, que se limitava a defender. O empate ficou perto de sair, mas Neguete fez um milagre em uma finalização à queima-roupa do jovem Alisson, que havia acabado de entrar.

A resposta do Capa-Preta foi em forma de gol. O atacante Matheus Costa acertou um lindo chute de fora da área e ampliou a vantagem do Brancão. Porém, o 2 a 0 ficou por apenas seis minutos no placar. Após uma cobrança de falta, a defesa capa-preta cortou mal e Alisson pegou o rebote. A finalização do atacante não foi forte, mas o goleiro Neguete tentou encaixar e deixou a bola passar entre as suas pernas. Frango que manteve o Porto vivo no mata-mata.

A volta das semifinais

O segundo e decisivo jogo das semifinais do Campeonato Capixaba 2024, entre Rio Branco-ES e Porto Vitória, acontece no próximo sábado, dia 30 de março. A partida está marcada para as 17h, também no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Fonte: GE