Em 2023, os portos de Vila Velha firmaram o Espírito Santo como protagonista da verdadeira revolução automotiva que está acontecendo no Brasil, impulsionada pela inovação, sustentabilidade e tecnologia na fabricação de veículos. Prova disso é que o complexo portuário canela-verde registrou, apenas no período de janeiro a outubro de 2023, uma movimentação recorde de US$ 1,2 bilhão em importações de veículos vindos principalmente da China. Deste modo, Vila Velha segue em destaque no país, como principal porta de entrada de carros elétricos, híbridos, e em breve, também de veículos movidos a hidrogênio.

“Vila Velha está estrategicamente localizada num raio de até mil quilômetros do maior mercado consumidor da América Latina – formado por estados populosos como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Bahia, além do Distrito Federal –, onde se concentram mais de 90 milhões de pessoas. Graças a este fator e também à nossa vocação portuária, estrutura logística e eficiência em operações internacionais, nosso complexo portuário está ficando cada vez mais competitivo. Por isso, Vila Velha vêm sendo escolhida pelas maiores montadoras de veículos elétricos e híbridos do mundo, como principal destino de suas exportações para o Brasil”, avalia o prefeito Arnaldinho Borgo.

Caminhões movidos a hidrogênio

A montadora chinesa GWM (Great Wall Motors), que desembarca em Vila Velha todos os veículos que exporta para o Brasil, já planeja introduzir no mercado automobilístico nacional sua nova frota movida a hidrogênio. Com a chance de utilizar os portos de Vila Velha para exportar esses novos veículos para o país, a GWM busca introduzir o uso de caminhões a hidrogênio para o transporte de cargas em todo território nacional. A previsão é de que esses novos caminhões já comecem a chegar a Vila Velha nos próximos meses.

“A inovação no mercado automotivo vai além do luxo dos carros importados e se traduz em uma nova forma de encarar a mobilidade. Os carros elétricos e híbridos já ganharam um espaço significativo no mercado nacional, que vem sendo ampliado cada dia mais. E o uso de caminhões movidos a hidrogênio, que não geram emissões e nem gazes poluentes, também deverá provocar mudanças emblemáticas no modal de transporte rodoviário. A substituição gradual da matriz energética dos veículos – de combustíveis fósseis para energia elétrica e, agora, também para hidrogênio – é uma realidade. E esta mudança não tem volta: é inevitável e irreversível”, comenta Arnaldinho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, também compartilha esta mesma visão: “Além da sustentabilidade gerada pelo uso de energia limpa, esses veículos possuem uma série de funcionalidades tecnológicas, como sistemas avançados de estacionamento automático, de identificação de vagas e de câmeras inteligentes que leem placas de sinalização e monitoram a velocidade, entre outras inovações. Isso não apenas facilita o dia a dia dos condutores, como também faz crescer o interesse do mercado automobilístico brasileiro por automóveis com essas características”.

Linha direta entre portos de Taicang e Vila Velha

Um marco importante para Vila Velha no cenário automotivo nacional – e no panorama logístico brasileiro – foi a inauguração, em 2023, de uma operação pioneira que estabeleceu uma conexão direta interligando o porto chinês de Taicang ao Terminal Portuário de Vila Velha, sem a necessidade de transbordo.
“No ano passado, os portos de Vila Velha desembarcaram mais de 65 mil veículos elétricos e híbridos vindos principalmente da China. E para 2024, a expectativa é que este número aumente ainda mais e chegue a 150 mil veículos”, informa o secretário Everaldo Colodetti.

BYD usará navio próprio

Ainda neste ano de 2024, a montadora chinesa BYD – líder mundial na produção de veículos elétricos e híbridos – pretende desembarcar até 100 mil veículos elétricos e híbridos no mercado brasileiro. A diferença é que esta operação será realizada de forma independente e os carros serão trazidos pela nova embarcação de propriedade da empresa: o navio “BYD Explorer nº 1”.

“As notícias são promissoras e apontam para a realização de grandes operações internacionais este ano, o que posiciona o município de Vila Velha como um hub logístico essencial para abastecer o mercado automotivo nacional com veículos sustentáveis. A projeção é que nossos portos se mantenham em posição de vanguarda, atuando como catalisadores da transformação que vem ocorrendo no setor automotivo e indicando o caminho para uma mobilidade mais limpa e eficiente no setor rodoviário brasileiro”, assinala o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti.

Fonte: