A Black Friday é aquela semana, já conhecida de todos, de muitas promoções e descontos em lojas no Brasil e no mundo. Mas, o Procon Municipal recomenda atenção redobrada para os consumidores. Com o crescente mercado de vendas online, houve também um expressivo aumento de golpes, onde muitos consumidores têm amargado muitos prejuízos.

Para aproveitar a Black Friday sem ter problemas, o órgão preparou algumas dicas que podem evitar muitos transtornos. Confira:

1- Pesquise sobre o estabelecimento na internet para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamação de clientes;
2- Muito cuidado com links que chegam por e-mail ou redes sociais. As redes sociais estão sendo utilizadas como ferramentas para espalhar falsas promoções. Caso você receba um link, pense duas vezes antes de clicar e, principalmente, inserir dados pessoais. Fique atento também aos e-mails de lojas nas quais você não se cadastrou.
3- Desconfie de promoções com preços muito baixos. Por melhor que seja a oferta, nenhuma empresa oferece produtos com preços muito abaixo do mercado.
4- Se a compra for realizada em uma empresa, jamais realize o pagamento via PIX CPF, somente CNPJ.
5- Em caso de boletos, fique atento na hora de pagar o nome do destinatário e o CNPJ da empresa.
6- Desconfie de ligações e mensagens SMS. Suspeite do contato, especialmente quando a pessoa em linha diz que você ganhou algo, mas exige algum depósito ou pagamento da sua parte.
7)- Lembre sempre que nas compras online o consumidor pode cancelar no prazo de até 7 dias conforme artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
 
Qualquer informação ou denúncia, podem ser feitas no Procon Municipal através dos telefones: 3262 5149 / 3361 4929.

Fonte: PMG