Nesta quinta-feira, o Estado completa 1 mês de vacinação. “Não tem que ter medo da vacina, tem que ter medo da doença”, declarou a técnica de enfermagem Iolanda Brito

A técnica em enfermagem Iolanda Brito recebeu a segunda dose da vacina contra o coronavírus nesta quinta-feira, 18 de fevereiro (Foto: Divulgação/Sesa)A técnica em enfermagem Iolanda Brito recebeu a segunda dose da vacina contra o coronavírus nesta quinta-feira, 18 de fevereiro

Há exatamente um mês começou a vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo e, nesta quinta-feira (18), a primeira pessoa a ser imunizada, a técnica de enfermagem Iolanda Brito, de 56 anos, recebeu a segunda dose da vacina.

Ela é funcionária do Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, e tomou a segunda dose às 11h20 desta quinta. Saiu da sala de vacinação comemorando: “É uma sensação de segurança por já me sentir imunizada completamente. Não peguei Covid e estou segura agora. Só tenho a agradecer a Deus”.

No dia 18 de janeiro, Iolanda recebeu a primeira dose em uma cerimônia no hospital realizada com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e de outras autoridades. Nesses 30 dias, mais de 100 mil pessoas já foram imunizadas no Espírito Santo.

Iolanda trabalha na linha de frente do combate à pandemia, atendendo pacientes graves internados no Hospital Jayme com Covid na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

“Ninguém da minha família ainda foi imunizado, só eu. Me senti homenageada. No meu bairro, Parque Residencial Tubarão, na Serra, os vizinhos brincam que o local ficou mais valorizado por minha causa”, conta Iolanda sorrindo. Ela é casada e mãe de quatro filhos.

A vacina que a técnica de enfermagem recebeu é a Coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A vacina prevê nova dose após período de 28 dias.

“Não tem que ter medo da vacina, tem que ter medo da doença”

“Eu tomei a primeira dose e não tive nenhum efeito colateral. Foi tudo tranquilo. Não tem que ter medo da vacina, tem que ter medo da doença”, declarou Iolanda.

A técnica de enfermagem destacou ainda a importância de ter esperança e fé: “Nesse um mês de vacinação, senti que as pessoas estão mais confiantes e também ansiosas para receberem logo a vacina. Temos que ter esperança. Nós pedimos, Deus abençoou e a vacina chegou até nós. Chegou a esperança”.

Iolanda há alguns anos trabalhava como auxiliar de serviços gerais. Em 2009, concluiu o curso de técnico em enfermagem e começou a trabalhar no Hospital Jayme.

Fonte: Tribuna Online