A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), irá realizar a 1ª edição da Semana da Agricultura Familiar, entre os dias 24 e 28 de julho. O evento terá uma programação diversificada,com atividades em diversos locais da cidade,  voltadas para o fortalecimento da agricultura local, conservação do meio ambiente e estímulo ao empreendedorismo rural.

A Semana terá início na segunda-feira (24),  com o “Dia de Campo”, do Programa Barraginha e Recuperação de Nascente, que acontecerá no Rancho Água da Pedra, localizado na BR 101, Km 333. A partir das 8h, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre técnicas de conservação do solo e dos recursos hídricos, além de contribuir para a recuperação de nascentes, visando à preservação ambiental.

No dia seguinte (25) , será realizado o Projeto Compra Direta de Alimentos, no Mercado Rural Antonico Gottardo, a partir das 07h30. Essa ação tem como objetivo fortalecer a segurança alimentar da população, ao mesmo tempo em que apoia instituições filantrópicas do município, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

No dia 26, o destaque será o Workshop de Empreendedorismo e Cooperativismo, que ocorrerá às 14h, na Escola Arlindo Gobbi, na região de Todos os Santos. O evento abordará estratégias para estimular o empreendedorismo no meio rural, visando ao desenvolvimento econômico sustentável e à formação de cooperativas.

Já no dia 27, a programação contará com uma Mesa Redonda sobre Acesso ao Crédito Rural, seguida de um Plantão de Atendimento ao Público no Auditório Santa Mônica, localizado no SESC. A partir das 08h, produtores rurais terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre procedimentos burocráticos, além de receber informações sobre linhas de crédito disponíveis para o desenvolvimento de suas atividades. Também serão abordados temas relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR).

Encerrando a semana, no dia 28, o Auditório Santa Mônica, novamente no SESC, sediará o lançamento dos Programas da Cacauicultura e Aquicultura, bem como o cadastramento de produtores rurais interessados em participar dessas iniciativas. O evento terá início às 08h e também oferecerá o cadastramento para a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em diversas áreas, incluindo cacauicultura, aquicultura, bovinocultura de leite e corte, fruticultura e agroindústrias. Esses programas têm como objetivo impulsionar a economia local, promover a diversificação das atividades agrícolas e oferecer suporte técnico aos produtores.

Conforme disse o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Breno Ramos, a Semana da Agricultura Familiar reforça o compromisso de Guarapari com o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e o fortalecimento da agricultura local. “A participação da comunidade é fundamental para o sucesso do evento, que busca promover a troca de conhecimentos, estimular o empreendedorismo no campo e valorizar a agricultura familiar como um pilar fundamental da economia do município”, reforçou. 

entrar aqui o serviço da programação
Para mais informações sobre a programação e inscrições, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura pelo telefone (27) 3261-7708

Fonte: PMG