Com o objetivo de combater a proliferação da dengue e outras arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde de Piúma está promovendo uma ação extramuros em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Filomena Quitiba. A iniciativa visa conscientizar os estudantes do município sobre a importância da prevenção e controle dessas doenças, além de mobilizar a comunidade local.

A dengue, uma doença viral transmitida por mosquitos, tem se espalhado rapidamente nos últimos anos, tornando-se uma preocupação para as autoridades de saúde. Reconhecendo a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e envolvendo diversos setores da sociedade, a ação visa engajar a família, a escola, e a comunidade, bem como organizações sociais, religiosas e a iniciativa privada.

Intitulada “10 (dez) minutos de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti”, a ação ocorrerá nos bairros onde estão localizadas as instituições de ensino: Céu Azul, Itaputanga, Scherrer, Manoel dos Santos Pedroza e Filomena Quitiba. Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde estarão disponíveis para orientar e acompanhar os alunos em visitas domiciliares, juntamente com a equipe da escola, promovendo momentos de orientação e aprendizagem.

Além disso foram realizadas no dia 08 de março, ações de sensibilização em todas as Unidades de Saúde do município de Piúma. As atividades incluiram palestras, panfletagem, orientações e atendimentos médicos e/ou de enfermagem, com o objetivo de conscientizar a população sobre o controle e prevenção das arboviroses, como dengue, chikungunia e zika vírus.

Em busca de estratégias para mudar a realidade epidemiológica das arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando experiências educacionais planejadas entre saúde e educação durante todo o mês de março, utilizando o Programa de Saúde na Escola (PSE) como uma ferramenta de prevenção.

Além das ações educativas, estão programadas atividades de limpeza em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços e Defesa Civil. Serão realizadas ações de limpeza em lotes, terrenos, residências e estabelecimentos comerciais com índice de infestação acima do “aceitável”, de acordo com o monitoramento da Vigilância Ambiental Municipal e Agentes Comunitários de Endemias.

Com essas iniciativas integradas, a Secretaria Municipal de Saúde de Piúma espera contribuir para a redução dos casos de dengue e outras arboviroses, promovendo a saúde e o bem-estar da população.