As novas regras começam a valer neste domingo (28) e seguem até o dia 04 de abril

Novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus foram anunciadas pelo  Governo do Estado na tarde de quinta quinta-feira (25). Além da prorrogação da quarentena, que agora passa a valer até o dia 04 de abril (domingo de Páscoa), houve alteração na classificação dos serviços essenciais. 

Bancos, financeiras, casas lotéricas, lojas de material de construção, oficinas mecânicas, entre outras atividades, deverão ficar fechados do próximo domingo (28), até o dia 4 de abril. Além disso, o Transcol e transporte coletivo também estão suspensos por oito dias. 

Saiba o que não poderá funcionar a partir de domingo: 

Comércio
Comércio atacadista, lojas de material de construção civil, casas de peças e oficinas de reparação de veículos automotores, comercialização de produtos e serviços de cuidados animais (permitido o funcionamento de clínicas médicas veterinárias e comercialização de alimentos);

Bancos
Nas agências bancárias, só será permitido o atendimento presencial para recebimento de benefícios). Além disso, não poderão funcionar as instituições financeiras de fomento econômico.

Lotéricas
A partir de domingo, o atendimento presencial nas Casas Lotéricas também está suspenso.

Pesca
A atividade de pesca de lazer no mar está suspensa. Somente a pesca comercial está autorizada. 

Serviços públicos
Foi retirada também a permissão para o atendimento presencial em concessionárias prestadoras de serviços públicos. 

Saúde
Em relação aos serviços de assistência à saúde, será permitido o funcionamento somente de “hospitais, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia, laboratórios e farmacêuticas”. A campanha de vacinação seguirá normalmente;

Pousadas e hotéis
Hotéis, pousadas e afins terão a capacidade de ocupação limitada a 30% dos quartos;

Transporte público
Suspensão do transporte coletivo em todo o Espírito Santo a partir deste domingo (28) até o dia 04 de abril. A medida vai atingir 100% dos coletivos dos serviços metropolitano (Sistema Transcol), rodoviário (intermunicipal e interestadual) e os municipais nas cidades que possuem o serviço;

A decisão sobre o transporte coletivo foi tomada com objetivo de reduzir a interação entre as pessoas, visando a redução na transmissão da doença.

No serviço metropolitano de transporte coletivo (Transcol), a redução de passageiros foi em média de 20%, quando o esperado para o período de quarentena era uma redução de 50%. Uma parte da frota do Sistema Transcol será disponibilizada para dar apoio aos serviços de saúde para o transporte exclusivo dos profissionais de saúde.

Transporte ferroviário
O transporte ferroviário de passageiros também ficará suspenso.

Fonte Folha Vitória