Cepa originária do Reino Unido é ainda mais letal e perigosa, principalmente entre os jovens

Depois do anúncio de que novas variantes da covid-19 estão circulando pelo Espírito Santo, prefeituras de municípios capixabas usaram as redes sociais para  alertar a população e pedir que os cuidados sejam intensificados. De acordo com estudos do Laboratório Central do Estado (Lacen), a cepa originária do Reino Unido, que já circula no Estado, é ainda mais letal e perigosa, principalmente entre os jovens.

Cidades como Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante divulgaram comunicados à população alertando para o risco da doença. No município de Barra de São Francisco, considerado um dos epicentros da variante B.1.1.7, haverá toque de recolher a partir desta quarta-feira (24).

Em Santa Maria de Jetibá, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 15 casos da variante inglesa da covid-19 foram detectados nas amostras colhidas no município no período de 23 de fevereiro a 16 de março de 2021. Destes, 07 são do sexo masculino e 08 feminino. A idade dos infectados das amostras varia de 04 a 80 anos.


prefeiturasantamariadejetiba

VARIANTE INGLESA DO CORONAVÍRUS FOI IDENTIFICADA EM SANTA MARIA DE JETIBÁ

Um estudo do Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen) reuniu amostras de todo o estado e descreveu mutações do Coronavírus em pacientes infectados.

A Vigilância Epidemiológica Estadual comunicou os municípios onde essas variantes foram encontradas. Uma dessas variantes é do Reino Unido que possui maior facilidade de transmissão entre as pessoas e está mais presente nos infectados com Covid-19 na faixa etária até 30 anos.

A Secretaria de Saúde de Santa Maria de Jetibá informou que 15 casos de Covid-19 com a variante inglesa foram detectados nas amostras colhidas no município no período de 23 de fevereiro a 16 de Março de 2021. Destes, 07 são do sexo masculino e 08 feminino. A idade dos infectados das amostras variam de 04 a 80 anos.

E foram encontradas nas seguintes localidades
– São Luis (04)
– Centro (02)
– Vila Jetibá (02)
– Caramuru (01)
– Alto Recreiro (01)
– São Sebastião de Belém (01)
– São Sebastião do Meio (02)
– Barracão de Rio Possmoser (01)
– Alto Rio Bonito (01)

Sete linhagens do coronavírus circulam no estado, de acordo com Rodrigo Rodrigues, diretor do Lacen-ES. Segundo Rodrigues, novas variantes surgem com frequência e podem ter maior ou menor transmissibilidade.

Com informações de A Gazeta e CBN Vitória e Secretaria de Saúde de Santa Maria de Jetibá

Na cidade de Marechal Floriano, a Secretaria Municipal de Saúde também confirmou que foram identificados pacientes com a variante inglesa no município. Ao alertar a população dos riscos, a cidade ainda destacou que medidas de prevenção devem ser redobradas.

Fonte Folha Vitória