A hipótese levantada por ela, é que existem anticorpos no leite materno que podem combater o Covid-19 porque existe uma proporção de anticorpos no leite que vem do sangue

Um estudo que está sendo realizado pela Dra. Rebecca Powell da Divisão de Doenças Infecciosas da Icahn School of Medicine no Mount Sinai em Nova Iorque nos Estados Unidos, tem levantado o leite materno como um potencial aliado no tratamento contra o novo coronavírus.

A pesquisadora pediu para que mães doassem um pouco do seu leite materno para que ela iniciasse o estudo, no início de abril. Foram mais de 900 doações e o número de doadoras só aumenta.

Em entrevista para o portal da Forbes nos Estados Unidos, a Dra. Rebecca Powell explicou a hipótese levantada por ela, é que existem anticorpos no leite materno que podem combater o Covid-19 porque existe uma proporção de anticorpos no leite que vem do sangue.

A Dra. ainda revelou que espera que os leites maternos usados no estudo tenham uma alta quantidade de anticorpos com alta função protetiva: “Isto é importante para os bebês, obviamente, mas além disso, se o leite tiver um alto nível de anticorpos, esses anticorpos podem ser purificados e usados no tratamento de casos severos do Covid-19”, disse ela.

A pesquisadora ainda ressaltou que não é para as pessoas saírem por ai comprando leite materno online (algo que acontece nos Estados Unidos, mesmo sendo ilegal), pois segundo ela, qualquer fluído corporal pode carregar também outras doenças, e que no estudo feito por ela, o leite é purificado em laboratório, anticorpos específicos presentes no leite materno para usá-los de forma terapêutica

A Dra. Rebecca ainda relatou que se constatar que de fato há uma boa quantidade de anticorpos no leite materno que podem ser utilizados para o tratamento contra o Covid-19 irá tentar disponibilizar suas descobertas para uso nos hospitais o quanto antes.

Fonte: Portal R7