O bairro Ilha das Flores ganhou um espaço novo, seguro e atrativo para as crianças e seus familiares. A secretaria de Obras e Projetos Estruturantes concluiu as instalações dos brinquedos na Praça Céu. A área de lazer foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (18) para as famílias da região.
 
O conjunto de brinquedos, com balanço, escorregador, túnel e castelinho, soma-se a uma área segura por cercamento, mini arquibancada, mais iluminação e adequação de calçada, conforme normas da cartilha Calçada Legal. Os brinquedos foram instalados na Praça da Cultura, ampliando o espaço de convivência.
 
O parquinho foi inaugurado pelo prefeito Arnaldinho Borgo, na companhia de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e religiosas. “Essa área ficou maravilhosa, pois atende um desejo antigo da comunidade. Temos que atender as demandas das nossas crianças, trazendo qualidade de vida para as famílias da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Moradora de Ilha das Flores há 36 anos, Gilda Gonçalves da Silva Matos não perdeu tempo e levou a neta logo cedo para brincar no parquinho recém-inaugurado. “Colocaram bastante brinquedos. Ficou muito bonito e as crianças estão curtindo bastante, e nós também. Só temos que agradecer”, destacou.
 
Emilly Santana, que mora no bairro desde que nasceu, há 23 anos, e tem uma filha, também comemorou o parquinho. “Para nós, que somos pais de crianças, ganhamos um espaço com brinquedos perto de casa. Os brinquedos são maravilhosos, com boa estrutura e tem até uma mini arquibancada para ficarmos sentados, olhando as crianças brincarem”.
 
Mais obras
 
Essa é mais uma entrega da atual gestão para o bairro. A Praça da Cultura passou por intervenções, ruas também receberam pavimentação, como as Jair Araújo; Manoel Soares, mais conhecida como Rua Três; Mario Ribeiro; e Trono do Rei.
 
Já as obras de drenagem, pavimentação, sinalização viária e calçada legal na rua Orlando Carlos dos Santos estão avançadas e a inauguração deve ocorrer em breve. Pela manhã, o prefeito e equipe foram conferir de perto como está o andamento dessa obra, que tem investimento de R$ 680 mil, na iniciativa chamada Café na Obra.
 
“Essa rua é aguardada pelos moradores há mais de 30 anos. Para passar a drenagem, ou seja, para escoar a água da chuva, estamos quebrando pedras, rochas. E para quebrar rochas, além de ser caro, é muito difícil. Tem que ter perseverança. E isso representa muito da nossa administração: perseverança, fé, acreditando no que fazemos, queremos ajudar quem mais precisa. É isso que vem ocorrendo todos os dias da nossa gestão, por todas as regiões de Vila Velha”, ressaltou o prefeito.
 
“A importância dessa obra é a gente poder sair da lama. Estou muito feliz com a melhoria dessa rua. Tenho um filho autista, que não podia descer para brincar devido à lama e a poeira. Agora, com as melhorias, vou poder ensinar meu filho a andar de bicicleta e de skate”, destacou Maria de Fátima Rocha, que há mais de 10 anos reside na Orlando Carlos dos Santos.
 
A secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, lembrou que, quando a ordem de serviço para a execução dessa obra foi dada, os moradores não acreditavam que a pavimentação da Orlando Carlos dos Santos deixaria de ser uma promessa. “Encontramos aqui mais rochas do que era previsto. Tiramos as manilhas para abrir a rua novamente. Estamos aqui realizando o sonho dos moradores de ver essa via pavimentada. Não é uma obra fácil. Se não encontrarmos mais rochas, a expectativa é finalizá-la até o dia 17 de setembro”, informou.
 
Outra moradora dessa rua e que há 24 anos reside em Ilha das Flores, Deise Azevedo, elogiou os investimentos feitos pela atual gestão. “Nosso bairro estava esquecido. Essa gestão trouxe mudanças. A nossa Ilha da Flores é outra”, afirmou. 
 
As 65 obras em execução no município vão receber a visita técnica do prefeito e equipe, na iniciativa chamada de Café na Obra, que começa sempre às 7h. Está foi a segunda semana do Café na Obra, que teve início no dia 7 de agosto.