Intervalo para tomar a vacina era de 12 semanas e foi reduzido para 10. Novo pedido de antecipação para 8 semanas será feito

Depois de reduzir o prazo da aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca de 12 para 10 semanas, agora o governo do Estado já defende uma nova antecipação do intervalo.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou ontem que quer levar a discussão ao Ministério da Saúde para oito semanas, ou seja, 56 dias. Ele reafirmou a posição do Estado em autorizar que municípios apliquem as vacinas a partir de 70 dias (10 semanas).

“É uma medida segura. Estamos aplicando a vacina com intervalo permitido, de acordo com a bula e com o PNI (Programa Nacional de Imunizações). Orientamos as prefeituras que façam a antecipação da aplicação da segunda dose entre 10 e 12 semanas, para antecipar também o beneficio de ter o esquema vacinal completo”.

O secretário complementou que acredita ser algo possível que, nacionalmente, seja adotado o intervalo de oito semanas, diante da ampla disponibilidade de doses. “Essa será uma posição apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para ser debatida junto ao PNI”.

Nésio completou que, do ponto de vista operacional, há doses estocadas e disponíveis que poderiam ser aplicadas na população que já alcançou oito semanas. “Diversos países têm aplicado a medida para antecipar a eficácia da segunda dose, considerando as novas variantes que estão em circulação”.

Ele reforçou, ainda, que este mês será um período de ampla disponibilidade de doses de vacina para a população, incluindo de segundas doses da AstraZeneca. “Neste momento, não faltam doses da AstraZeneca. Todas as medidas para garantir a disponibilidade da D2 foram tomadas”.

Agendamentos

Agendamentos

Com a expectativa de que 1,2 milhão de doses de todos os fabricantes sejam disponibilizadas ao Estado este mês, as prefeituras seguem abrindo vagas para agendamentos.

Em Guarapari, por exemplo, serão abertas 1.044 vagas hoje para pessoas acima de 35 anos.

Na torcida para redução de intervalo

A dona de casa Edneuza Jesus dos Santos, 38 anos, comemora a chance de ter sido imunizada contra a Covid-19, mas lamenta as vidas perdidas para a doença. “É bom estar imunizada, mas é muito triste ver as pessoas partindo sem ter tido a chance de tomar a vacina”.

Ela, que tomou a vacina da Pfizer, torce para que também haja uma redução entre o intervalo das doses. Até o momento, o governo mantém o prazo de 12 semanas para a segunda dose. “Seria melhor, para eu estar completamente imunizada mais rápido”.

 Fonte: Tribuna online