Além disso, o Governo do Estado adquiriu 135 ventiladores mecânicos, usados em pacientes com menor gravidade

O governador Renato Casagrande afirmou que os hospitais de referência para tratamento do novo coronavírus no Espírito Santo contarão com 452 respiradores de unidades de terapia intensiva (UTI’s) até julho. Além disso, foram adquiridos de uma empresa capixaba 135 ventiladores mecânicos, usados em pacientes com menor gravidade, em unidades móveis de saúde e pronto atendimentos, por exemplo.

O anúncio foi feito durante um pronunciamento realizado no início da noite desta quarta-feira (6). Segundo Casagrande, o governo já adquiriu, até o momento, 360 respiradores de UTI. Alguns deles chegarão ao estado até julho. 

“A menor parte já chegou. Os outros chegarão em maio, junho e julho, para que a gente possa ir ampliando o número de leitos de UTI”, destacou o governador.

Desse total de respiradores, 250 foram adquiridos, na semana passada, da Itália. De acordo com Casagrande, a primeira parte será entregue ainda neste mês, e outras duas remessas chegarão ao estado nos meses de junho e julho.

>> Dificuldade na compra de equipamentos é justificativa do Governo do ES para atraso na entrega de novos leitos de UTI

Outros 50 respiradores foram comprados junto a uma empresa nacional e, segundo o governador, já foram entregues. “Boa parte desse material já está no Jayme [Santos Neves]”, frisou Casagrande.

Os demais 60 respiradores adquiridos pelo governo estadual foram comprados de outra empresa brasileira e também chegarão em três remessas. Seis equipamentos serão remetidos ao Espírito Santo neste mês e o restante chegará entre junho e julho.

Outros 33 respiradores foram recuperados por meio de convênios com instituições de ensino, como a Ufes, o Ifes e o Senai, além de empresas privadas. 

Os demais 59 foram adquiridos pela instituição que administra o hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, principal unidade de referência da covid-19 no Espírito Santo. Desse total, 30 já chegaram na semana passada.

“Mesmo que cheguem todos os respiradores a tempo, nós vamos ter daqui a pouco dificuldade de servidores. Um limitador é o leito, outro é o equipamento e o outro é o profissional de saúde. Não tem profissional em um número infinito. Por isso, temos que dar nossa contribuição e manter o isolamento social”, destacou Casagrande.

Leitos de UTI

O governador anunciou ainda que o Estado abriu mais 20 leitos de UTI exclusivos para pacientes infectados com o coronavírus. Com isso, o Espírito Santo tem hoje 375 leitos de terapia intensiva para esses pacientes. 

Segundo Casagrande, o percentual de ocupação desses leitos hoje é de 63%. Na terça-feira, mesmo com 20 leitos a menos, essa ocupação era de 61%.

“A demanda por leito é crescente. O número que entra é maior do que o número de sai. Por isso que o isolamento nos ajuda a administrar o sistema de saúde do Estado.

Fonte: Folha de Vitória