A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), após analisar a baixa adesão na procura pela realização do exame RT-PCR nos pontos de coleta, informa que o Centro de Testagem para COVID-19 do município ajustará seu horário de funcionamento. A partir da próxima quarta-feira (17), a população poderá realizar o teste somente às quartas-feiras, das 7h às 11h.

É importante ressaltar que, apesar da mudança no horário, a circulação do vírus ainda persiste. Portanto, a Secretaria reforça a importância do uso contínuo de máscaras, especialmente para aqueles com sintomas respiratórios, a prática regular de lavagem das mãos como medida preventiva e a manutenção do calendário de vacinação em dia.

O Centro de Testagem está localizado na R. Santo Antônio – Muquiçaba, ao lado da Delegacia da Mulher. O atendimento no local será exclusivamente destinado à coleta do exame RT-PCR, realizado por profissionais de saúde qualificados.

Para os sábados, a UPA 24H continuará oferecendo o serviço de coleta das 07h às 11h. Os critérios para a realização do exame permanecem: o paciente deve apresentar pelo menos dois sintomas gripais ou ter tido contato sem precauções com um paciente positivo para Covid-19.

A importância de um primeiro atendimento na Unidade de Saúde de referência, onde o paciente será notificado e, se necessário, passará por consulta médica antes de ser encaminhado para o local de coleta. Em casos de sintomas mais graves, como febre elevada ou falta de ar, a orientação é procurar diretamente a UPA 24H.

Fonte: PMG