A comissão julgadora do concurso Entre Versos e Rimas divulgou, nesta quinta-feira (10), o resultado final da sua oitava edição. Neste ano, com adesão de 84 escolas, o concurso somou mais de 3.400 inscrições de todas as faixas de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos), além da participação de servidores. Deste total, 400 foram produções selecionadas, entre textos (poemas, memórias e crônicas) e desenhos, que vão ser reunidas em um livro publicado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Aberto para a participação de alunos e servidores, o concurso visa incentivar e valorizar a expressão criativa, bem como fomentar a produção literária e artística local. O lançamento do livro e a premiação ainda estão com data a ser confirmada. Além da obra com os textos e desenhos selecionados, a Semed também reunirá todos os 3.400 materiais enviados em um e-book.

De acordo com a secretária de Educação, Adriana Chagas Meireles, a iniciativa acontece desde 2015, mas, a cada ano, ganha mais visibilidade e incorpora a quantidade participantes. Em 2022, aderiram ao concurso 71 escolas da rede municipal, com 2.648 inscrições.

“Mais uma vez, nossas expectativas foram superadas. Neste ano, somamos mais de 700 inscrições em relação a edição anterior e ampliamos para mais 13 escolas participantes. É muito satisfatório, para nós ver este projeto crescendo, consolidando-se e ganhando o reconhecimento da comunidade escolar. As nossas crianças e jovens se dedicam e querem fazer parte do livro. Agradecemos ao empenho de todos que participam, e já estamos ansiosos em ver os trabalhos publicados”, enfatizou.

A comissão julgadora é formada por artistas e educadores do município, além de membros da Academia de Letras de Vila Velha, que atuam de forma voluntária. A seleção dos textos, neste ano, ficou por conta dos escritores Carlos Vinícius da Costa Azevedo, Cleusa Lourdes Madureira Vidal, Horacio Cesar Xavier Santos e Marco Kbral. Já a seleção dos desenhos contou Verena Setubal, Andrea Setubal e Margarete Sacht Góes.

Clique aqui e confira o resultado final.

Fonte:  Secretaria de Educação