Aos 26 anos, Daniela Gava Duarte agora arrecada dinheiro para realizar o sonho de cursar o mestrado fora do Brasil

Uma jovem capixaba de 26 anos fez história ao ser aprovada em 9 universidades internacionais para cursar mestrado. Natural de Boa Esperança, região do interior do Estado, Daniela Gava Duarte agora pode viver o sonho. 

A estudante frequentou escolas públicas durante toda a vida escolar. Ao terminar o ensino médio, Daniela conseguiu uma bolsa para uma faculdade particular de Direito em Nova Venécia, onde se formou em 2019.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Mesmo após a colação de grau, a capixaba ainda tinha o sonho de continuar nas salas de aula, porém fora do país. 

“Eu sempre tive esse sonho de estudar fora, estudava idiomas, tenho uma paixão pelo inglês, mas era algo que parecia muito inalcançável, especialmente por eu morar em uma cidade tão pequena. Também veio a pandemia e ficou de lado. Mas ano passado, em 2022, eu decidi que eu queria tirar esse sonho do papel, fazer mestrado em políticas públicas”, afirmou. 

Ainda segundo Daniela, foram meses preenchendo diversos formulários e separando documentos, tudo pelo sonho. 

“Eu também procurei instituições para ajudar estudantes com esse sonho. Foi aí que conheci duas empresas que concediam mentoria gratuita. Na sequência participei de processos, fui provada por etapas e comecei a jornada para preparar documentos, como currículo e cartas. Foi um processo que durou muito tempo e exigiu muito de mim”, contou.

As cartas de recomendação de Daniela foram escritas por uma das professoras da época, Amanda Areia Pacheco, atualmente gerente de relacionamento do Banco do Brasil. Segundo a profissional, Daniela sempre se destacou nas aulas. 

“Eram muitas, ela me mandava mensagem pedindo desculpas, porque eram várias faculdades. Mas eu não via problema algum, fazia questão de escrever cada uma”, disse. 

Destino é universidade nos EUA

Ao todo, Daniela se candidatou em 10 universidades. Os resultados começaram a chegar no mês de fevereiro, e a capixaba foi aprovada em 9 instituições. A Universidade de Maryland foi a escolhida, localizada em Washington D.C, nos Estados Unidos. 

Veja a lista de universidades em que ela foi aprovada: 

1. University of Maryland (EUA)

2. Pennsylvania State University (EUA)

3. George Washington University (EUA)

4. Northeastern University (EUA)

5. University of Minnesota (EUA)

6. University of Miami (EUA)

7. Pepperdine University (EUA)

8. King’s College London (Reino Unido)

9. Hertie School (Alemanha)

Arrecadação online

No momento, além de organizar a mudança, a jovem precisa arrecadar dinheiro para arcar com o custo de vida e estudos, pois a bolsa é parcial. 

“Eu criei uma arrecadação online para conseguir o dinheiro que falta. Para me ajudar é só acessar o site que está nas minhas redes sociais”, destacou. 

Fonte: Folha Vitória