O recente agravamento da pandemia no Estado e a inclusão de Guarapari no mapa de “Risco Extremo” de contaminação pela Covid-19 no Espírito Santo aumentaram, ainda mais, as preocupações dos 17 vereadores do município. Por este motivo e devido ao crescente número de óbitos de moradores da cidade pelo novo Coronavírus, a Câmara de Guarapari enviou ao prefeito Edson Magalhães (PSDB), na manhã desta quarta-feira (07/04), um requerimento solicitando informação sobre o “Plano de Ações” da Secretaria Municipal de Saúde, para reduzir a sobrecarga de demandas por serviços de saúde nas unidades da Rede Municipal, em especial na Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas, situada no Bairro Ipiranga.

“Nosso propósito é ajudar a Administração a sanar os inúmeros problemas de atendimento registrados nas unidades municipais de saúde, principalmente na UPA 24 Horas, em decorrência do aumento do número de pacientes de Covid-19 em Guarapari, além dos casos de urgência e emergência provocados por outras enfermidades de natureza clínica, cirúrgica e traumatológica”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal, vereador Wendel Lima (PTB).

Já para o relator da Comissão Permanente de Saúde, vereador Marcelo Rosa (PL), como o Sistema de Saúde é financiado pela União, pelos Estados e também pelos Municípios, os entes federados têm responsabilidade solidária na gestão dos serviços de saúde prestados à população. “A Constituição Federal diz que é dever do município prestar atendimento e tratamento de saúde gratuito aos cidadãos, sobretudo aos que não possuem condições de prover suas próprias necessidades. Por isso, todos os 17 vereadores de Guarapari estão unidos, com o firme propósito de ajudar o município a encontrar soluções para beneficiar o nosso povo com o tratamento de saúde”, explicou.

________________________________
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI
Divisão de Comunicação e Publicidade Institucional
Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo 
Coordenadora de Publicidade: Ana Bacovis
Tel: (27) 3361-1715 / Ramal 203
E-mail: comunicacao@cmg.es.gov.br
Facebook: /camaramunicipaldeguarapari
Instagram: @camaramunicipaldeguarapari