Equipe tem início promissor, mas esbarra em erros e permite empate em provável adeus de Luís Castro

Botafogo chegou a sair na frente, mas acabou amargando o empate em 1 a 1 com o Magallanes nesta quinta-feira (29), pela sexta rodada do Grupo A da Copa Sul-Americana. A equipe alvinegra saiu na frente com gol de Marlon Freitas no primeiro tempo. Na etapa final, a equipe chilena arrancou o empate em 1 a 1 em contra-ataque que culminou com gol de Zapata na noite com gosto de despedida no Nilton Santos

Cinco lances que marcaram a partida:

CLIMÃO… A notícia de que Luís Castro estava prestes a deixar o comando do Botafogo para assumir o Al-Nassr, da Arábia Saudita, repercutiu nas arquibancadas do Nilton Santos. O comandante foi alvo de vaias e protestos antes e durante a partida.

!GOLAÇO E HOMENAGEM! Em jogada bem trabalhada, Marlon Freitas acionou Eduardo e, após ver o caminho aberto, fulminou para a rede. Ao comemorar seu primeiro gol com a camisa do clube, o meio-campista correu para abraçar Joel Carli, que fazia seu último jogo da carreira.

!COMPLICOU! Os alvinegros tomavam conta da partida e empilhavam chances desperdiçadas. Até, aos 21 minutos, Marlon Freitas levantar o pé em uma dividida e acertar a cabeça de Aránguiz. O camisa 17 foi expulso e tornou a partida desafiadora.

CHANCES E MAIS CHANCES… A equipe empilhava tentativas, mas não conseguia concluir de maneira clara na meta de Gastón Rodríguez. A falta de precisão foi cruel para o Botafogo.

QUE VACILO… Em um cochilo na reta final, o Botafogo viu o sonho da classificação direta para as oitavas de final escapar entre os dedos. Numa roubada de bola, Zapata foi acionado, arrancou e, com liberdade, tocou na saída de Lucas Perri.

MARLON FREITAS BOTAFOGO MAGALLANES

Marlon Freitas foi de herói a vilão na partida

Como foi o primeiro tempo?

O Botafogo dominou as ações e não demorou a sair na frente. Após tabelar com Eduardo, Marlon Freitas avançou até a área e encheu o pé, estufando a rede aos 18 minutos. Mesmo em vantagem, o Glorioso manteve seu ímpeto e viu o Magallanes pouco incomodar. Com Eduardo como seu principal articulador, a equipe alvinegra teve conclusões perigosas com Gustavo Sauer,, Tiquinho Soares e Rafael, mas não chegou a ampliar. No finzinho, Tiquinho esticou bola até Victor Sá, só que o ponta não alcançou a tempo e permitiu a defesa de Gastón Rodríguez.

E o segundo tempo?

A volta do intervalo parecia promissora para o Alvinegro. Tiquinho Soares abriu caminho e Júnior Santos e Tchê Tchê quase marcaram. O camisa 9, inspirado, cabeceou rente à trave. Porém, o panorama começou a mudar aos 21 minutos. Marlon Freitas foi expulso após levantar o pé e acertar Aránguiz. O Magallanes rondou a área, Souper avançou e exigiu Lucas Perri. Na sobra, Adryelson desdobrou-se para salvar. Mas um vacilo custou muito caro. Barría roubou bola, desvencilhou-se de Hugo e esticou a jogada. Zapata deu um pique e tocou, com liberdade, na saída do goleiro aos 34. No “abafa”, Luis Henrique e Júnior Santos tentaram levar o Alvinegro à frente. A equipe chilena freava o ímpeto de maneira violenta e viu Espinoza ser expulso nos descontos. Tiquinho Soares teve uma chance nítida, mas a zaga salvou em cima da linha. No último lance, Luis Henrique avançou livre e viu Rodríguez espalmar.

Como fica a situação?

Com o empate, o Botafogo fica em segundo lugar no Grupo A da competição, com dez pontos. Com isso, a equipe terá de disputar os playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana contra o Patronato, da Argentina. O primeiro colocado do grupo foi a LDU, que venceu por 3 a 0 o Universidad César Vallejo.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1×1 MAGALLANES

Data e hora: 29 de junho de 2023, às 21h

Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Bismark Santiago (COL)

Assistentes: Sebastian Vela e Richard Ortiz (COL)

VAR: Yadir Acuña (COL)

Cartões amarelos: Gustavo Sauer, Rafael, Tiquinho Soares, Adryelson (BOT), Espinoza, Zapata (MAG)

Cartão vermelho: Marlon Freitas (BOT), Espinoza (MAG)

Gol: Marlon Freitas, 18/1T (1-0), Zapata, 34/2T

BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)

Lucas Perri; Rafael (Di Placido, intervalo), Adryelson (Joel Carli, 41/2T), Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo Barbosa, 35/2T) e Eduardo; Gustavo Sauer (Júnior Santos, intervalo), Victor Sá (Luis Henrique, intervalo) e Tiquinho Soares.

MAGALLANES (Técnico: Mario Salas)

Gastón Rodriguez; Vásquez (Contreras, 35/2T), Acevedo, Berardo e Espinoza; Canales (Aránguiz, intervalo), Jorquera (Souper, 8/2T), Thomas Jones e Ivan Vásquez; Alfaro (Zapata, intervalo),e Felipe Flores (Barría, intervalo).

Fonte: Lance