Nesta semana, mais de 240 alunos da UMEF Antônio Bezerra de Farias, em Vila Garrido, realizam a 1ª EXPOTEC, exposição de invenções tecnológicas com uso de materiais recicláveis. Feita para a disciplina de Tecnologias Educacionais, a mostra está acontecendo no pátio da unidade escolar, entre os dias 10 e 13 de julho, e reúne 120 trabalhos de estudantes dos 3º, 4º e 5º anos.

Protótipos de drone, ventilador, robôs, aviões, carros, computadores, caixa de som, minicidade com iluminação elétrica, estação de energia eólica, filtro de água, televisão, caixa registradora… Essas foram algumas das obras apresentadas, tudo feito com reaproveitamento de materiais como garrafas PET, papelão, descartes eletrônicos e outros.

A exposição será visitada e apreciada por todos os demais alunos da escola. De acordo com a professora responsável, Bianca Pereira Carvalho, a iniciativa teve como objetivo estimular a criatividade e a inventividade das crianças, além de promover uma reflexão sobre a reutilização de materiais. 

“A proposta da exposição surgiu ao explicar para os alunos o que são as tecnologias e sua importância para sociedade. Buscamos refletir ainda sobre sustentabilidade e a utilização de materiais recicláveis, levando esse conteúdo de forma lúdica e interativa. A partir de pesquisas, aguçamos a curiosidade das nossas crianças”, contou a docente. 

“É uma oportunidade para introduzir conteúdos sobre robótica e incentivar a inovação e a experimentação de ideias. Precisamos dissociar, junto às crianças, a ideia de que tecnologia está ligada somente a computador. Aproveitamos também para levantar este debate: quantas invenções, aparentemente simples, foram revolucionárias e estão presentes hoje no nosso dia a dia, facilitando a nossa vida”, completou.

Fonte: Secretaria de Educação