Cerca de 80 alunos de turmas de 4º e 5º anos da UMEF Rubem Braga, localizada em Boa Vista, assistiram a uma palestra sobre Comunicação Não-Violenta (CNV). Ministrado pelo psicólogo José Falcão, do Núcleo de Educação Especial, o evento foi aberto também a pais e familiares, e contou com a organização de equipe técnica da escola e professores, com apoio do diretor da unidade, Alexandre Carleto. 

A CNV consiste em um conjunto de técnicas para expressar necessidades e desejos no dia a dia, de forma mais empática e pacífica, aprimorando os relacionamentos interpessoais. Para a professora Giovanna de Melo Luppi, uma das motivações da escolha do tema foi a fase de uma série de mudanças na vida pedagógica, a partir da entrada do Ensino Fundamental 2. 

“A ideia foi nos anteciparmos, pois reconhecemos que é um período de muitas novidades na vida dos alunos e muitos sentem essa diferença, enfrentando muitas dificuldades em se adaptarem. O intuito de convidar as famílias foi para que elas também possam acompanhar o desenvolvimento pedagógico deles e dar o suporte emocional nessa fase tão importante na aprendizagem. Junto à direção escolar, decidimos trabalhar o tema da CNV e para que, até o final do ano, as crianças estejam mais preparadas para essa transição para os Anos Finais do Ensino Fundamental”, salientou a docente.

Fonte: Secretaria de Educação