Agosto é o mês de conscientização contra a violência doméstica. E dando continuidade às palestras nas escolas municipais, nesta manhã foi a vez dos Alunos da UMEF Alger Ribeiro, em Cidade da Barra, receberem a palestra “Elas Podem”. 

Cerca de 120 alunos, entre 13 e 16 anos, participaram da conversa, ministrada pela inspetora Laís Mongin, da Inspetoria da Mulher da Guarda Municipal de Vila Velha.

Durante o encontro, a inspetora explicou a história da Lei Maria da Penha, os tipos de violência doméstica e relatou alguns casos que aconteceram no Estado. Os alunos interagiram com a inspetora e alguns ainda relataram alguns casos de violência que já presenciaram. 

“Nesse bate papo, muitos se sentem à vontade e relatam as experiências vividas. Aqui eu pude explanar os diferentes tipos de violência, que vão desde a agressão verbal, emocional, patrimonial, até chegar às vias de fato. E muitas vezes, essa violência acontece de forma silenciosa. Muitos deles não estão plenamente conscientes dos diferentes tipos de violência que podem ocorrer dentro de um ambiente doméstico e de seus efeitos devastadores na vida das vítimas”, ressalta a inspetora Laís Mongin.

A pedagoga Alessandra Gomes Ferreira frisa a importância de falar desse assunto com os alunos: “Muitos desses adolescentes já passaram por violência ou já presenciaram uma dentro de casa. Essas palestras são importantes, pois eles começam a pensar e ver que podem mudar a situação”, afirma.

A palestra é uma parceria com a Secretaria de Educação. O programa “Todos por Ela” visa combater o ciclo da violência contra a mulher e ensinar, desde a infância, sobre a defesa e promoção da igualdade de gênero. A proposta é levar às unidades de ensino palestras e uma série de ações pedagógicas para dialogar sobre o tema, proporcionando aos alunos uma reflexão crítica e mais aprofundada.

Agosto lilás

A campanha Agosto Lilás foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, quando surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. 

A campanha nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados. Importante frisar que, mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem denunciar.

Guarda Municipal de Vila Velha – 3149-7444
Polícia Militar – 190
CRAMVIVE – 3299-4224 (de 2ª a 6ª, das 8h às 18h) e 99873-6346 plantão (de 2ª a 6ª, das 18h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 18h).

Fonte:  Secretaria de Defesa Social e Trânsito