O serviço de laserterapia foi ampliado e será oferecido para pacientes atendidos no ambulatório

A tecnologia na área da saúde pode ser o grande diferencial para o tratamento de um paciente. No Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), a laserterapia já vem sendo realizada com frequência em pacientes que estão internados para minimizar os efeitos da quimioterapia e radioterapia, e a partir de agora esse serviço será ampliado também para o ambulatório da Oncologia.

“A mucosite é uma condição bastante comum em pacientes oncológicos. Trata-se de feridas dolororas que aparecem na boca e na garganta. Para suavizar essa consequência da quimioterapia e da radioterapia, nós realizamos a laserterapia para que os pacientes consigam se alimentar melhor e dar continuidade ao tratamento”, explica a oncologista, Dra. Virgínia Altoé Sessa.

Quem recebeu a ajuda da tecnologia foi o paciente Alexandre Rosa Medeiros, de 25 anos. Ele trata uma leucemia linfóide aguda no HEVV. “Esse é um serviço essencial para quem está em tratamento contra o câncer já que ficamos com a mucosa muito sensível. Eu fiz de forma preventiva e o resultado foi ótimo. Fez toda a diferença enquanto eu recebia a medicação”, contou o gerente comercial.

O aparelho utilizado no tratamento tem uma ponteira única e é aplicado diretamente na mucosa afetada, levando alívio instantâneo da dor e ajudando na cicatrização da ferida. “Nós recebemos uma doação muito importante do projeto Amores que vai melhorar ainda mais o atendimento no HEVV. Teremos um aparelho novo para realizar a laserterapia especificamente no ambulatório da Oncologia. Dessa forma, conseguiremos minimizar os efeitos da quimioterapia e radioterapia nos pacientes”, ressalta a Dra. Virgínia Altoé Sessa.

A coordenadora do setor de Oncologia do HEVV, Karoline de Bôrtoli, fala sobre a importância dessa doação. “A laserterapia impacta na melhoria da qualidade de vida do paciente oncológico portador da mucosite oral. Por isso, a ampliação desse serviço é muito importante para todos nós do setor”, fala a coordenadora.

Projeto Amores

O projeto Amores é uma associação que oferece apoio aos pacientes que fazem tratamento de câncer no Hospital Evangélico de Vila Velha. Toda a verba arrecadada com as ações realizadas pelo projeto é revertida para o setor de Oncologia do HEVV.

Fonte: HEVV