Uma nova sinalização viária entrou em período de teste em Vila Velha, com reserva de espaço para que motociclistas consigam parar em faixa exclusiva, distanciada de veículos maiores, durante o sinal vermelho dos semáforos instalados na via. A novidade foi aplicada ao longo da avenida Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica. O objetivo é organizar a parada dos veículos em semáforos além de promover segurança durante a espera de liberação do tráfego.
 
Na prática as motos deverão esperar dentro de um retângulo, sinalizado com a palavra “motos”, entre duas faixas de contenção paralelas, na cor branca. Enquanto isso, motoristas de carros de passeio ou maiores deverão esperar antes da faixa de contenção, sem invadir o espaço reservado às motos. Mais à frente do box das motos estão as faixas de pedestres.
 
Segundo o titular da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, se a sinalização for obedecida por motoristas e motociclistas a novidade poderá ser multiplicada pela cidade.
 
“É uma via de grande fluxo e precisa constantemente de monitoramento e organização. Estamos testando essa novidade, uma vez que queremos resguardar vidas, oferecer um ponto de parada seguro. Motoristas e motociclistas terão locais separados, mas importante obedecerem juntos a sinalização. No primeiro momento estamos monitorando para saber como será o comportamento de motoristas e motociclistas, sendo aprovado e nos dando retorno satisfatório aplicaremos em outras vias da cidade”, comentou o secretário.
 
Por ser um período de testes agentes da Guarda atuarão de forma educativa e informativa no local.

Fonte: Secretaria de Defesa Social e Trânsito