“Fica determinado que em todos os locais de carga e descarga de supermercados e similares, instalados no município de Guarapari, seja realizada, ao final do abastecimento, a limpeza e devida higienização da via pública, de forma que elimine todos os resíduos e odores resultantes destas operações. A responsabilidade pela limpeza dos locais mencionados é exclusiva dos estabelecimentos comerciais”. Em linhas gerais, estas são as principais determinações contidas no Projeto de Lei nº 105/2021, de iniciativa do vereador Rodrigo Borges, que foi encaminhado à análise das comissões permanentes da Câmara de Guarapari, na sessão desta quinta-feira (08/07). Com o aval do plenário, a matéria seguirá tramitando internamente no Legislativo, devendo entrar em pauta, em primeira discussão, nas próximas sessões da Casa.

Segundo Rodrigo Borges, recentemente, em reunião com a gerência do Supermercado Casagrande, foram pontuadas algumas melhorias para o ordenamento de caminhões que realizam o abastecimento de supermercados, dentre elas, que seja feita a limpeza da via pública logo após a descarga dos insumos.

“É habitual encontrarmos muito lixo e sujeira espalhados pela rua em razão do descarte impróprio de alimentos, caixas, pallets, dentre outros materiais, após o abastecimento. Isso prejudica a saúde dos moradores vizinhos, pois o lixo atrai roedores, insetos e animais peçonhentos, além de gerar poluição visual e ambiental, entre outros aspectos negativos para a nossa cidade. Todavia, os moradores dependem da boa vontade dos responsáveis pelos supermercados, já que não há uma determinação legal que os obrigue a proceder com a higienização e recolhimento dos resíduos abandonados pelos caminhões”, disse o vereador.

Rodrigo Borges afirmou, ainda, que esta situação tem incomodado as comunidades que sofrem maior exposição e que clamam por providências. “Caso este nosso projeto de lei seja aprovado, vamos proporcionar inúmeros benefícios relacionados à saúde e bem-estar não só das famílias que residem perto dos locais de carga e descarga de supermercados, mas também de toda a população da cidade”, ressaltou ele.

Acesse o link abaixo e confira esta matéria em detalhes:
http://www3.cmg.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=12707&arquivo=Arquivo/Documents/PL/12707-202107021609524725-assinado.pdf#P12707 

Fonte: CMG