Os corpos de duas mulheres, que morreram de Covid-19, foram trocados em São José do Calçado

A Policia Civil de São José do Calçado, no Sul do Estado, iniciou investigação para apurar a troca dos corpos de duas mulheres mortas por Covid-19. Por causa da falha, uma família capixaba passou pelo constrangimento de sepultar o cadáver errado no cemitério daquele município.

Segundo a família, a aposentada Ana Maria de Souza Fonseca, 77 anos, morreu na quartai9/*i9o-feira no Hospital São Vicente de Paula, em Bom Jesus do Itabapoana, município fluminense que faz divisa com o Espírito Santo, após ficar 20 dias internada.

“Liberei o corpo de minha tia com a assistente social do hospital e fui à funerária. A dona do local disse que eu podia ir, pois assim que terminasse de preparar a urna funerária iria leva-la para o sepultamento”, explicou a sobrinha Márcia de Souza.

Ela disse que foi para São José do Calçado aguardar a chegada do corpo da tia. A família fez o sepultamento no cemitério. Foi uma cerimônia rápida, sem velório, em caixão fechado e pouca gente.

No entanto, à noite, a sobrinha recebeu ligação do hospital pedindo para que ela fosse reconhecer o corpo de Ana Maria, que ainda estava lá.

No hospital, em Bom Jesus do Itabapoana, ela identificou sua tia e confirmou que havia feito o sepultamento da pessoa errada

O corpo que havia sido sepultado em São José do Calçado era de uma moradora do estado do Rio de Janeiro, que também havia morrido no hospital, vítima de Covid-19.

Somente na quinta-feira, a família conseguiu sepultar o corpo de Ana Maria.

“Estamos todos muito magoados, tristes e chateados com tudo isso”, disse a sobrinha.

Por meio de nota, a direção do hospital disse que instaurou sindicância para apurar o fato. Afirmou ainda que ofereceu total auxílio às famílias e tomou as providências necessárias para que cada família fizesse o sepultamento de seu ente querido.

“Lamentamos profundamente a dor dos familiares pela perda de seus entes queridos e apura o equívoco feito pela funerária”, disse o hospital, em nota.

A funerária não se pronunciou sobre o fato.

A Prefeitura de São José do Calçado destacou que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e acionou a Polícia Militar. Lembrou que o equívoco ocorreu na cidade vizinha e que o cemitério de Calçado apenas recebeu o corpo.

Fonte: Tribuna Online