Segundo o médico infectologista Lauro Ferreira Pinto, a BQ.1 é responsável pelo aumento recente de casos no Rio de Janeiro, em São Paulo, além da Europa

A secretaria de Estado da Saúde (Sesaconfirmou na tarde de segunda-feia (07), o primeiro caso da BQ.1, subvariante da Ômicron (covid-19), no Espírito Santo. No Brasil, o número de testes positivos tem subido ao longo das últimas semanas.

Segundo o médico infectologista Lauro Ferreira Pinto, a BQ.1 é responsável por esse aumento de casos. Além disso, apresenta um risco de reinfecção mais elevado que as outras cepas em circulação.

“Realmente a BQ.1 é responsável pelo aumento de casos no Rio, São Paulo, na Europa. É a última subvariante do Ômicron e ela se caracteriza porque tem mais escape contra as vacinas disponíveis (Pfizer, AstraZeneca, Coronavac)”, explica.

Apesar de a nova cepa ter um escape maior, de maneira geral, não leva a quadros graves. 

“A maioria dos casos são leves, com dor de garganta, coriza e tosse. E os casos graves, os casos de hospitalização, 80% a 90% são de pessoas não vacinadas ou sem a dose de reforço. então, o mais importante é colocar o esquema vacinal em dia”, alerta.

Especialista recomenda testagem em caso de suspeita da doença

Diante do aumento no número de infecções, o infectologista ressalta a importância da população fazer o teste e descartar ou não a presença do vírus. Caso haja a confirmação, é preciso adotar os cuidados já conhecidos. 

“É recomendado que as pessoas testem, sim. Exatamente para evitar a disseminação. E mesmo com o teste negativo, ter o cuidado que a gente tem e sugere para a síndrome gripal: ficar afastado, usar máscara e evitar ter contato com pessoas de risco”, pontua.

Subvariante foi descoberta no Brasil em outubro

A nova cepa BQ.1 foi descoberta pela Fiocruz Amazônia no final do mês de outubro. Segundo dados da Organização Mundial Saúde (OMS), ela já foi encontrada em 65 países ao redor do mundo.

ES registra aumento de testes positivos para covid-19

Em um vídeo divulgado pela Sesa nesta segunda, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin disse que o Estado já constatou um aumento de casos de covid-19.

“Não tivemos, aqui no Espírito Santo, um aumento de casos que leva à internações e óbitos. Tivemos sim, nas duas últimas semanas, um aumento pequeno de casos que muito provavelmente está vinculado à essa nova variante”, explica.

Dicas para evitar a contaminação

Algumas dicas bastante conhecidas da população são fundamentais para evitar uma nova onda da covid-19. Veja:

1. Mantenha as mãos limpas: use água e sabão ou álcool gel;

2. Tome a vacina. Caso esteja com o esquema vacinal incompleto, atualize; 

3. Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço de papel;

4. Em caso de sintomas gripais, use máscara e mantenha-se afastado de outras pessoas. Principalmente das que fazem parte do grupo de risco;

São Paulo registra primeira morte pela BQ.1

Foi confirmada na tarde desta terça-feira (08), a primeira morte por covid-19, em São Paulo, em decorrência da infecção pela nova variante BQ1.

Segundo informações divulgadas pelo secretário à frente da pasta de Saúde paulista, a vítima é uma mulher de 72 anos, que tinha comorbidades e era moradora da Capital. Ainda não se sabe qual a situação vacinal da idosa.

Fonte: Folha Vitória