Até o final do ano, pais e mães – moradores de São Conrado, na Região 5 da cidade de Vila Velha – enfim poderão trabalhar em paz e com tranquilidade, sabendo que suas crianças estarão em boas mãos, sendo cuidadas pela equipe da nova creche que a prefeitura está construindo no bairro. 

Ao todo, 460 crianças de 1 a 5 anos deverão ser atendidas pela nova unidade, cuja construção foi iniciada no dia 10 de março, por ocasião da inauguração das obras de drenagem e pavimentação da rua do Pescador e da avenida Rádium, ambas localizadas em São Conrado. 

A nova creche do bairro – que está sendo edificada na rua Clementino Soares Filho, esquina com a rua Oiti – terá 20 turmas: 10 no turno matutino e outras 10 no vespertino. Esta será a segunda Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) que a atual gestão ergue em São Conrado, para zerar o déficit por vagas em creches na região.

“Essa creche representa um investimento em Educação, com recursos próprios, no valor total de R$ 5,2 milhões. É uma obra que assumimos o compromisso de entregar até o final deste ano, para atender ao clamor das famílias do bairro São Conrado II, onde também já entregamos, em dezembro de 2021, a Umei Diretora BelyCarlla, que atende a 460 alunos do bairro”, informou o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo. 

Pautas prioritárias da Educação

Melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na Grande Vitória, Vila Velha segue avançando cada vez mais nas pautas prioritárias da Educação. Mais de R$ 54 milhões já foram investidos no Programa Bolsa Aluno, que atende a 55 mil alunos de 40 mil famílias do município. 

Outro importante avanço da atual gestão foi a abertura de 8 mil novas vagas na rede municipal de Educação, o que zerou o déficit de vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 

“Vila Velha tinha 48 mil alunos matriculados em nossa rede pública e hoje já garantimos vagas para 55 mil estudantes, que estão regularmente matriculados. Na Educação Especial, eram apenas 1.700 alunos atendidos e agora já são quase 4 mil. Ou seja: abrimos mais 2.300 novas vagas. Além disso, reformamos 99 escolas municipais, já entregamos mais 14 novas unidades e estamos construindo outras sete”, informou Arnaldinho.

Fonte: Secretaria de Educação, Secretaria de Governo e Coordenação Institucional