Estamos em janeiro, mês de conscientização da hanseníase, antigamente conhecida como lepra. Doença causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae e que afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. A transmissão se dá pelo contato prolongado e frequente com uma pessoa infectada pelo bacilo e que não esteja em tratamento. A pessoa infectada expele bacilos através do sistema respiratório superior enquanto fala, tosse ou espirra. Em Guarapari, atualmente existem seis pacientes em tratamento, sendo que em 2019 dois foram curados da doença e receberam alta. 

A hanseníase tem cura, o tratamento é ofertado exclusivamente pelo SUS e totalmente gratuito, podendo durar de 6 a 12 meses. Em 2019, a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Saude (Semsa) realizou 61 exames, sendo que mais de 90% deram negativo para a doença. 

Em caso de dúvidas ou de algum dos sinais e sintomas procure o Programa Municipal de Hanseníase, Localizado a Avenida Antônio Cláudio Coutinho, S/N,  Centro, Antigo Roberto Calmon, de Segunda a sexta-feira no horário de 07h às 16h. Telefone: (27) 3361-0772.

Conheça os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase:

· Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.

· Áreas com diminuição dos pelos e do suor.

  • Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.
  • Inchaço de mãos e pés.
  • Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
  • Úlceras de pernas e pés.
  • Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
  • Febre, edemas e dor nas articulações.
  • Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.
  • Ressecamento nos olhos.