Unidade vai contar com leitos de UTI e enfermaria para tratar pacientes com covid-19

O novo Hospital Materno Infantil, localizado em Laranjeiras, no município da Serra, vai começar a receber os primeiros pacientes nesta quarta-feira (7). A unidade foi construída pela Prefeitura da Serra e transferida para a gestão do Governo do Estado, em 2020. 

“Nesta quarta-feira, iremos dar início às atividades do Hospital Materno Infantil de Serra. Amanhã (terça) à noite, faremos visitas a esta unidade com o governador, que passará a contar com leitos de enfermaria disponíveis para tratamento de pacientes com covid-19”, disse o secretário de Saúde, Nésio Fernandes.  

A nova unidade vai funcionar como um suporte ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. No Jayme, serão 30 leitos de UTI dentro da unidade principal para pacientes em tratamento contra o coronavírus.  

“A abertura de leitos de enfermaria neste hospital permitirá que o Hospital Jayme Santos Neves abra mais 30 leitos de UTI dentro da unidade principal do Jayme. Considerando que o Materno Infantil será tratado como um anexo, uma unidade complementar ao Hospital Jayme, formando um complexo hospitalar no município de Serra”, pontuou o secretário durante coletiva online realizada nesta segunda-feira (5).

A estrutura da unidade passou por reformas e aprimoramento na parte tecnológica. Segundo o secretário, um novo layout foi adequado para um melhor aproveitamento dos espaços do hospital.

Ao ser aberto como maternidade, os serviços que são oferecidos no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, também localizado na Serra, serão transferidos para o Hospital Materno Infantil. Além disso, o atendimento à população será mais adequado e vai permitir que as atividades no Jayme sejam ampliadas.

Conforme explicou o secretário de Saúde, o hospital tem potencial para readequar toda a oferta do Jayme Santos Neves, e tem capacidade de receber a maternidade de alto risco, que hoje funciona no Jayme.

Fonte: Folha Vitória