O vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo, participou da solenidade em homenagem aos 50 anos do hospital

Na Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Hospital Evangélico de Vila Velha, realizada na manhã desta terça-feira (05), no Plenário da Câmara dos Deputados, o vice-líder do Governo na Casa, deputado Evair de Melo, ressaltou a importância dos serviços que a instituição presta ao povo capixaba: “Se não fossem os hospitais evangélicos, a saúde pública no Espírito Santo seria um caos. E o Hospital Evangélico de Vila Velha cumpre seu papel de forma exemplar, ao disponibilizar 185 leitos de internação e realizar 983 mil procedimentos por ano, em média, o que em 2021 garantiu atendimento especializado a mais de 250 mil pessoas, com um nível de satisfação de 98,7%”, ressaltou o parlamentar.

Evair já destinou mais de R$ 20,6 milhões por intermédio de emendas parlamentares e articulação de repasse de recursos do Governo Federal destinados ao combate à Pandemia do Covid-19 ao Hospital Evangélico de Vila Velha. Estes recursos foram destinados para a compra de máquinas, materiais de manutenção e equipamentos como esfignomanômetro de pedestal, aspirador móvel de secreções, compressor de ar, marcapassos cardíacos e ventiladores pulmonares pressométricos. Ele também assegurou recursos para a autorização de leitos de UTI visando ao enfrentamento à Covid-19 e ao custeio dos serviços de alta e média complexidades, durante a pandemia do coronavírus.

“O Governo Federal vem honrando assiduamente seu compromisso com as instituições filantrópicas de todo o Brasil e, em especial, com o Hospital Evangélico de Vila Velha, que é referência estadual em diversas especialidades médicas e que também é o único hospital filantrópico do Espírito Santo reconhecido pela Agência Nacional de Saúde com o  Nível 3 de Excelência – classificação máxima em gestão hospitalar concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)”, disse Evair de Melo.

A Sessão Solene em Homenagem aos 50 anos do Hospital Evangélico de Vila Velha contou com a participação da Diretora Geral da instituição, Melina Ferreira Ferrari, da Superintendente Sirlene Motta de Carvalho e de vários membros da diretoria hospital, além da senadora Rose de Freitas, deputados da bancada federal e dos vereadores de Vila Velha, Joel Rangel e Patrícia Crizanto. O evento também contou a participação virtual do Presidente do Hospital Evangélico, Rodrigo Seidel, e da Diretora Geral Melina Ferreira Ferrari (por videoconferência).

50 ANOS DE HISTÓRIA

Instalado em Vila Velha, recebe pacientes de diversos estados brasileiros. O hospital foi inaugurado em 1972, mas sua história teve início em 1956, quando começou a ser idealizado pelas igrejas que compõem a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES), formada pelas igrejas Batista, Cristã Evangélica Casa de Oração, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Unida.

“Com um modelo de gestão participativa e foco na segurança do paciente, o Hospital Evangélico é referência em urgência e emergência cardiovascular e habilitado em alta complexidade nas especialidades: Cardiovascular, Endovascular, Cirurgia Bariátrica, Neurocirurgia, Bariátrica, Oftalmologia, Oncologia e transplantes de rim, córnea, coração, ossos e tecidos, Hematologia Oncológica, Infectologia, Nefrologia e Oncologia, entre outras.

O Hospital Evangélico de Vila Velha já foi reconhecido pelos seguintes prêmios: Prêmio Valor Empresarial Vila Velha 2019 e 2020 (marca mais lembrada no município como “Hospital Público” e “Hospital Particular”); Prêmio Marcas de Valor 2015 nas categorias “Atendimento ao Cliente e Infraestrutura”; Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES). Também foi o primeiro Hospital Filantrópico no ES a participar do Sistema de Regulação de Leitos, na Rede de Urgência e Emergência Cardiovascular, com cardiologistas e hemodinamicistas  24 horas e o primeiro Hospital Filantrópico do Espírito Santo a ser reconhecido entre os melhores hospitais do país, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Fonte: Assessoria do Deputado Evair de Melo