A Defesa Civil de Vila Velha vai montar uma maquete de um bairro nas areias da Praia da Costa, em Vila Velha, para dar instruções de forma lúdica sobre os procedimentos em caso de alagamentos e inundações. As orientações serão dadas para 30 crianças, da UMEF Rubem Braga, de Boa Vista II. A aula será ministrada nesta sexta-feira (26), na Arena Esportiva de Verão, em frente ao Hotel Quality, às 9 horas.

“A maquete será necessária para facilitar o aprendizado. Queremos que as crianças aprendam como agir. Elas precisam saber para quem ligar e como se salvar em situação crítica. Iremos mostrar através da maquete o que é uma inundação, enxurrada, alagamento, etc.”, explica o subsecretário de Proteção de Defesa Civil, Afonso Belenda.

A Instrução faz parte do projeto do Projeto Bom Peixinho, do Corpo de Bombeiros Militar. As crianças irão aprender sobre o papel da Defesa Civil. Será uma aula teórica e prática. Os alunos  também irão aprender sobre o papel dos guarda-vidas no apoio ao atendimento dessas ocorrências.

O Secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, ressalta a relevância das instruções para as crianças, especialmente aquelas que residem em áreas de risco. “Esses ensinamentos são de extrema importância, pois muitas crianças vivem em regiões vulneráveis e precisam saber identificar os riscos e como agir nas situações de perigo”, afirma.

Bom Peixinho

Os estudantes que integram a primeira turma do Projeto Bom Peixinho, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, com o objetivo de educar sobre os riscos do afogamento e proporcionar maior segurança à população capixaba.

As aulas começaram nesta segunda-feira (22) e seguem até o domingo (28), e a turma já foi formada por alunos com idade entre 9 e 12 anos. O projeto é um curso do tipo colônia de férias, com a promoção da cultura da prevenção a afogamentos e incidentes aquáticos, por meio de atividades lúdicas e orientadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, com o apoio de outras instituições.

Todos os inscritos receberam uniformes personalizados do projeto e alimentação diária, totalmente gratuitos. Parte da programação do projeto acontece na Arena Verão de Vila Velha, montada na Praia da Costa, na avenida Antônio Gil Veloso.

Fonte: Secretaria de Proteção e Defesa Civil