Os deputados estaduais realizaram nesta segunda-feira (04) a eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). Atual secretário da Casa Civil do governo do Estado, Davi Diniz de Carvalho foi eleito com 26 votos a favor, um voto nulo e um voto contrário. 

A votação aconteceu de forma secreta. Os deputados não podiam se manifestar antes de preencher a cédula de papel e nem mesmo justificar o voto depois. A cédula era depositada em uma urna, colocada em uma sala preparada para a eleição. Dos 30 deputados, apenas dois parlamentares não puderam votar: Theodorico Ferraço (PP), que participou da sessão de maneira virtual, e Capitão Assumção (PL), preso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Candidato único indicado pela Assembleia Legislativa, Davi Diniz tem mais de 16 anos de experiência no setor público. Após o resultado final, ele comentou sobre a nova função e agradeceu aos deputados. 

“Depois muita luta, muito trabalho, eu realizo um sonho. São 16 anos no serviço público, passando por diversas secretarias e, hoje, a concretização de um sonho maior. Agradeço à condução de todo o processo realizado pela casa, com transparência, com calma, como tem que ser. Prometo a todos os deputados honrar esse voto. Agradeço a todos vocês pela confiança e pelo voto”, declarou Diniz.

Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), lembrou que a vaga é da Casa e agradeceu por terem mencionado seu nome como um possível candidato para o TCE. 

“Esse momento não resume à escolha de um nome. É a coroação de um processo de reconstrução da história do Espírito Santo, onde os poderes constituídos, outrora fragmentados, aprenderam a trabalhar em harmonia. Quero agradecer aos meus colegas deputados que defenderam a escolha de um parlamentar para o cargo de conselheiro. Agradeço em especial àqueles que lembraram do meu nome. No entanto, como sempre afirmei, meu compromisso é com o mandato que me foi conferido e hoje presidir esta Casa. Tenho certeza de que (Davi) honrará a confiança depositada nesta Casa”, disse.  

Fonte: ES HOJE