A decisão foi adotada após reunião com a Secretaria de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha na segunda-feira (10).
O acesso ao Convento pode ser feito em duas modalidades. A primeira, por meio do serviço de transporte em vans que sobem a cada 10 minutos. O valor é de R$ 5,00 (subida e descida) e R$ 3,50 (somente subida ou descida). Os bilhetes podem ser adquiridos na portaria do Convento e no ponto de embarque e desembarque localizado no Campinho.
A outra modalidade é caminhar. São 1.200 metros pela “Estrada Principal” ou 500 metros pela “Ladeira da Penitência”, uma subida íngreme.

Mais turistas
Desde o dia 31 de dezembro do ano passado, o Convento já vinha restringindo o acesso de veículos no local, atendendo um pedido da própria Guarda Municipal. Segundo o Santuário, a iniciativa foi muito bem avaliada pelos visitantes e os turistas aumentaram em quase 100%.
Frei Paulo, Guardião do Convento, disse que a preocupação maior é com a preservação da vida e o cuidado com as pessoas mais frágeis.
“Suspender a subida de automóveis traz mais tranquilidade, paz, segurança e conforto para todo mundo. Por outro lado, temos a preocupação com muitas pessoas que relatam medo de estacionarem na Prainha e serem extorquidas pelos ‘flanelinhas’ e ‘guardadores de carros’. Precisamos viabilizar com a Guarda Municipal uma maneira de fiscalizar isso”, disse o Guardião, conforme publicação no site do Convento.

Terço Gigante pode ser visto no Campinho do Convento da Penha (Foto: Kadidja Fernandes / AT)

Como vai ficar a subida de veículos:

  • De segunda a sexta (exceto quarta à tarde): poderão acessar o estacionamento do Convento automóveis de serviço, bem como os que transportam voluntários a serviço da liturgia, além dos que transportam pessoas com necessidades especiais ou identificados com o cartão de pessoa idosa.
  • Sábados, domingos e feriados: acesso permitido aos automóveis de serviço e voluntários a serviço da liturgia, além dos automóveis que transportam pessoas com necessidades especiais.
  • Dias de grandes eventos: proibido o acesso de automóveis ao Campinho do Convento.
  • Subida autorizada para as primeiras Missas do dia. Segunda a sábado 6h e 7h; domingos, 5h e 7h.

Fonte Atribuna