Na sessão ordinária realizada por meio de videoconferência, na tarde desta quinta-feira (13/05), a Câmara de Guarapari remeteu às suas comissões permanentes, para análise e emissão de pareceres, o Projeto de Lei nº 058/2021, de iniciativa do vereador Professor Luciano (PDT), que dispõe sobre a criação de um programa municipal de apoio a pacientes que conseguiram se recuperar da Covid-19, mas que ficaram com sequelas físicas e psicológicas após a doença. Com a deliberação do plenário, esta matéria continuará tramitando internamente, na Câmara, devendo entrar em pauta novamente, em primeira discussão, nas próximas sessões legislativas. 

“Destacamos que uma proporção significativa dos pacientes desta doença apresenta a chamada ‘Síndrome Pós-Covid’, que envolve o surgimento de sintomas como fadiga, dor crônica, miastenia e dispneia, entre outros, o que exige uma série de cuidados com a saúde. Por isso, apresentamos este projeto, com o objetivo de autorizar o Poder Executivo a adotar as providências necessárias para garantir suporte médico e acompanhamento aos pacientes de Covid-19, após receberem alta. O programa que estamos propondo terá como base o CAPS e o Centro Municipal de Saúde, e deverá contar com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras, entre outros profissionais de saúde”, justificou o Professor Luciano.

Conheça este projeto na íntegra, acessando o link a seguir:
http://www3.cmg.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=11719&arquivo=Arquivo/Documents/PL/11719-202104271357426927-assinado.pdf#P11719 

Fonte: CMG