Nesta e na próxima semana, escolas da rede de ensino de Vila Velha recebem ações em comemoração aos 17 anos da Lei n.º 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha. Mais de 600 alunos deverão participar de atividades como palestras e rodas de conversa sobre temas relacionados à igualdade e violência de gênero.
 
O ciclo de debates teve início nesta segunda (7), com evento na UMEF Aly da Silva, seguindo agenda na UMEF Mario Casanova (dia 8) e UMEF Domingos Jose Martin (9). De acordo com o cronograma, as próximas escolas a receberem as ações são:  UMEF Guilherme Santos (10) e UMEF Senador João de Medeiros Calmon (16).
 
Será realizada, ainda, uma roda de conversa voltada para os servidores da Prefeitura, nesta sexta (11), às 9h, no auditório da Secretaria de Saúde, ministrada pela professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutora em Psicologia, com áreas de pesquisa em violência, relações étnico-raciais e direitos humanos, Luizane Guedes.
 
Agosto Lilás: violência de gênero em pauta
 
O tema segue em destaque durante todo o mês do Agosto Lilás, que marca a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e anos finais do Ensino Fundamental receberão palestras dos programas Todos por Elas e Elas Podem, ambos desenvolvidos com o objetivo de alertar e combater a violência contra a mulher. Dentre as unidades agendadas, estão: UMEF Alger Ribeiro, UMEF Ulisses Álvares, UMEF Vasco Alves e UMEF Graciano Neves.
 
Os eventos estão sendo realizados pela equipe multiprofissional da Gerência de Saúde, Educação e Prevenção em parceria com o Centro das Margaridas, o Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDDIM) e a Guarda Municipal de Vila Velha.

Fonte: Secretaria de Educação