Estudo foi feito pela agência pública de saúde da Inglaterra

Vacinas da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca/Oxford oferecem uma alta proteção contra mortes em decorrência da Covid-19. A constatação foi feita, nesta segunda-feira (10), pela agência pública de saúde da Inglaterra (PHE, na sigla em inglês), segundo informações do UOL. 

De acordo com dados acumulados, desde o início da aplicação da vacina da AstraZeneca, mostram que uma dose do imunizante resulta em 80% o risco de morte pela doença. 

Já no caso da vacina da Pfizer, a proteção contra infecções que podem agravar o quadro do paciente e causar a morte dele sobe de cerca de 80% para 97% após a aplicação das duas doses do imunizante. 

Os dados sobre a proteção com duas doses da AstraZeneca ainda não foram levantados por não haver informações suficientes para essa amostragem – a Pfizer foi lançada um mês antes, por isso houve tempo mais para obter esses dados sobre a dose de reforço.

Para esse estudo, o PHE analisou número de novos casos positivos sintomáticos entre dezembro de 2020 e abril deste ano junto àqueles que morreram dentro de 28 dias de seu teste positivo, e os comparou de acordo com o estado de vacinação.

Além disso, no estudo foi verificado que duas doses da vacina Pfizer reduzem o risco de hospitalização em 93% para pessoas com mais de 80 anos.

Fonte: Tribuna online