Na gestão do prefeito Arnaldinho Borgo, o desenvolvimento sustentável é uma prioridade em Vila Velha. Graças à política de fomento aos setores produtivos, a cidade se desenvolve mais a cada dia e já possui atualmente um total de 69.797 empreendedores atuando em várias atividades econômicas, sendo 44.296 microempreendedores individuais; 19.461 microempresários; 3.219 grandes empresas e 2.911 empresas de pequeno porte. 

No município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico é quem presta apoio a esses empreendedores, por meio dos inúmeros serviços ofertados pela Vila do Empreendedor, que funciona no subsolo do Boulevard Shopping, de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 17h. 

Só em 2022, a Vila do Empreendedor de Vila Velha realizou 8.356 atendimentos e consultorias no total, somando os atendimentos presenciais, eletrônicos (virtuais), telefônicos e também pelo whatsapp. Já em 2023, apenas no período de 4 de janeiro a 10 de fevereiro, foram feitos mais 1.899 atendimentos em geral.

Serviços disponíveis

– Abertura/alteração/baixa de empresas de todos os portes (Processo 100% digital);
– Licenciamento de Alvará de Funcionamento de empresas (100% digital);
– Licenciamento Ambiental (100% digital)
– Licenciamento Sanitário (100% digital)
– Emissão de documentação e taxas MPE e MEI (100% digital)
– Consulta prévia (100% digital)
– Solicitação de inscrição municipal e regularização (100% digital)
– Notas fiscais (100% digital)
– Atendimento ao MEI (Presencial)
– Licenciamento / Corpo de Bombeiros (100% digital)
– Certidão Negativa de Débitos Empresariais (100% digital)
– Consulta de débitos relacionados à empresa (100% digital)
– Plano de negócios e consultoria (presencial)
– Orientação para cadastro de fornecedores do município (presencial)

Melhoria do ambiente de negócios

 “Os números do empreendedorismo demostram que o ambiente de negócios melhorou significativamente em Vila Velha, com as ações do programa Cidade Empreendedora. Ao manter nosso foco no aumento da geração de emprego e renda, na atração de investimentos e na desburocratização dos processos administrativos, estamos seguindo o Plano de Governo do prefeito Arnaldinho Borgo e ajudando a tornar Vila Velha a melhor cidade do Estado para se empreender”, avaliou o secretário Everaldo Colodetti.

O alto nível de engajamento fez com que Vila Velha ficasse em 1º lugar na Premiação “Prefeito Empreendedor,” do Sebrae-ES, na categoria de participação no programa. Dentro do escopo do Cidade Empreendedora, o secretário Everaldo Colodetti colocou outras ações em prática, como a integração ao Portal Simplifica-ES e a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico.

“Além da oferta de cursos de qualificação que resultaram na certificação de 50 técnicos do município, nas áreas de Líder Coach, Empretec e Líder do Futuro, também estamos incentivando o crescimento sustentável dos pequenos produtores familiares. O aprimoramento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com equivalência ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (SUSAF), permitirá agora que os produtos de Vila Velha sejam comercializados em todos os municípios do Espírito Santo”, adiantou Everaldo.
 
Apoio aos empreendedores

O secretário informou ainda que adotou importantes medidas em apoio aos empreendedores e que está trabalhando para efetivar a integração total com o Simplifica-ES; atualizar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a Lei de Liberdade Econômica. “Estamos estabelecendo procedimentos para evitar a perda de receitas com a dispensa das atividades de baixo risco e isenção de MEI’s; e estamos buscando automatizar a emissão de licenças municipais e implantar o CNPJ como inscrição única”, acrescentou.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico