Coronavac é a vacina que será ofertada a partir de 25 de janeiro. Especialista acredita que adiamento seja apenas para fins de organização

O Instituto Butantan, em São Paulo, decidiu adiar para a próxima semana o envio dos resultados dos testes da vacina Coronavac à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os relatórios seriam enviados até terça-feira (15). Agora, a nova previsão é de que sejam encaminhados no dia 23 de dezembro.

A razão para o adiamento não havia sido informada até a última atualização desta matéria. Em entrevista à GloboNews, o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, afirmou que talvez seja apenas para organizar e apresentar melhor os resultados.

“É o tempo da ciência. Se for dia 15 ou dia 22, por isso que acho sempre muito temerário se dar datas na ciência, apresentar os dados, vai ser aprovado em tal data. Isso tudo é sempre sujeito a muitas alterações”, disse Kfouri.

A Coronavac é a vacina que o Governo de São Paulo irá ofertar à população a partir do dia 25 de janeiro de 2021, por meio de fases. Nesta data inicial, devem ser vacinados idosos, profissionais de saúde, indígenas e quilombolas. O imunizante está na terceira fase de testes, e a Anvisa precisa ainda aprovar os resultados desta etapa.

Fonte: Jornal de Brasília