A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pretende vacinar, com a primeira dose, todos os idosos capixabas até o final da primeira quinzena de abril

O Espírito Santo deve receber um novo lote com 168.950 doses de vacinas contra a covid-19. A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande, por meio de uma publicação nas redes sociais. Segundo ele, a chegada deve ocorrer durante a manhã desta quinta-feira (1º).

Na postagem, Casagrande ainda ressaltou que “enquanto a vacina não chega para todos, a única solução é seguir os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos”.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pretende vacinar, com a primeira dose, todos os idosos capixabas até o final da primeira quinzena de abril. Atualmente no Espírito Santo estão sendo vacinadas pessoas com mais de 65 anos. Ao todo, são 147 mil idosos com idades entre 65 e 69. A secretaria afirma que já distribuiu doses suficientes para imunizar 35% desse grupo.

A vacinação dos demais idosos só será realizada quando 100% do grupo com 65 a 69 anos receber a primeira dose. A expectativa era de que a vacinação dos idosos entre 60 e 64 anos começasse ainda neste mês de março, mas os planos mudaram.

“Não foi possível atender os idosos acima de 60 anos ainda no mês de março em função do quantitativo de vacina que o Ministério de Saúde distribuiu aos estados”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Para a coordenadora, o ritmo atual de vacinação é lento, mas a expectativa da secretaria é que todos os idosos recebam a primeira dose até o final da primeira quinzena de abril.

“Nós esperamos realizar a vacinação dos idosos acima de 60 anos até o final da primeira quinzena de abril, com a primeira dose da vacina. De acordo com o laboratório, o intervalo vai ser de quatro semanas se for a vacina Coronavac ou de 12 semanas se for a vacina Covishield, da AstraZeneca”, afirmou.

Fonte: R7