Nesta sexta-feira, os agentes da Guarda Municipal participaram da palestra Ameaça Ativa, ministrada pelo policial federal dos Estados Unidos, Marcelo Bini. Além dos agentes da GMVV, também participaram do encontro policiais militares e civis, além de militares do Exército e da Marinha.

Durante a conversa, foi apresentada a importância dos protocolos de ação e estudos realizados através de casos concretos.  Marcelo Bini ainda apresentou detalhes de casos que aconteceram nos Estados Unidos e mostrou os protocolos utilizados.

“Quando acontece uma situação que gera esse alerta, é fundamental que o agente da segurança utilize protocolos durante a atuação. O agente precisa estar treinado e saber como agir em situação mais complexa. Vale ressaltar que a atuação não é somente do policial ou do guarda pois, antes de acontecer um ataque, esses agressores sempre dão sinais que podem ser percebidos por qualquer pessoa que conviva com ele”, ressaltou Marcelo Bini.

Segundo a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, a palestra foi muito importante: “Essa palestra faz parte das ações que estamos adotando dentro da Guarda Municipal de Vila Velha. Em abril, implementamos o SOS Escola em todas as unidades municipais de ensino. Além disso, nossos agentes participaram de instruções de Intervenção contra Atirador Ativo. O treinamento não vai parar por aí”, afirmou.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, afirmou que o treinamento é fundamental para se saber agir em momento delicados: “Os agentes da Guarda Municipal de Vila Velha estão em constante evolução. Somente a preparação dará condições a eles de enfrentar as situações com maior destreza”. 

Inspetoria Escolar

Além do “SOS Escola”, as unidades também contam com as visitas tranquilizadoras, onde os agentes entram na unidade de ensino e conversam com diretores, professores e alunos.  
A GMVV também auxilia na entrada e na saída dos alunos e dos funcionários. Também é desenvolvido o projeto “Anjos da Guarda”, um recurso criado para gerar laços e ampliar a presença junto à comunidade escolar, auxiliando na construção de uma relação de cooperação e transparência entre o cidadão e as forças de segurança.

Fonte: Secretaria de Defesa Social e Trânsito