Ônibus de turismo só podem entrar se forem para hospedagens com estacionamento próprio

Praia da Bacutia, em Guarapari: prefeitura proibiu uso de cadeira e guarda-sol nas praias (Foto: Roberta Bourguignon)Praia da Bacutia, em Guarapari: prefeitura proibiu uso de cadeira e guarda-sol nas praias (Foto: Roberta Bourguignon)

As vésperas do feriado da Semana Santa, a Prefeitura de Guarapari publicou um novo decreto com medidas para conter o avanço da Covid-19. O documento foi publicado nesta quinta-feira (1).

A entrada de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo está autorizada se o destino for os meios de hospedagem com estacionamento próprio, fora isso, os veículos ficam proibidos de entrar. As praias não foram fechadas, mas a prefeitura recomenda a não utilização do espaço, e mantém a proibição do uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias.  

Na praia de Bacutia, no começo da tarde deste dia 1°, quem estava na praia levou cadeira e guarda-sol, e disse não saber da proibição. “Chegamos hoje de Linhares, e não sabíamos dessa proibição. Aqui não tem nenhum aviso. Optamos por ficar distante das outras pessoas por causa do vírus. A praia está vazia”, declarou a comerciante Isadora de Castro, 38 anos. 

Quem segue para a cidade com veículo de excursão deve ficar atento às normas. Deve ser encaminhado aos proprietários dos imóveis a que se destinam, toda a documentação do veículo e dos passageiros. É proibido transportar passageiros que integram o grupo de risco.

O funcionamento das feiras livres continua suspenso neste sábado e domingo.  

Além das praias, a prefeitura recomendada a não utilização de rios, lagoas e cachoeiras, e estão proibidos, nesses locais, o comércio de ambulantes, a prestação de serviços e o uso de cadeiras de praias, barracas de praia e guarda-sóis, conforme previsto no artigo 8º do Decreto Estadual 4838-R/2021.

O uso de caixa de som nas praias e orlas do município também segue proibido.

Saúde 

Dos 25 leitos existentes na Unidade de Pronto Atendimento de Guarapari (UPA), todos estão ocupados e com fila de espera. Em Guarapari não há hospital, e todos os pacientes internados são cadastrados na Central de Regulação do Estado para serem transferidos para hospital de referência na Grande Vitória. 

“Já estamos trabalhando com mais de 100% de ocupação de leitos e os hospitais do Espírito Santo estão cheios. Sabemos que o momento é de preservar vidas”, declarou a prefeitura.

A cidade já registrou 250 óbitos causados pela Covid-19. Até o momento são 11.206 casos confirmados, 10.233 curados e 34.573 notificados. 

Os bairros mais atingidos são Praia do Morro com 1.553 casos, Muquiçaba com 847, Itapebussu com 708 e Santa Mônica com 612.

Fonte: Tribuna online