Medida é válida para os 76 municípios classificados como de baixo risco para transmissão do coronavírus. Haverá normas de higienização, venda de ingressos e distanciamento.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, realizou um pronunciamento nesta sexta-feira (02), e anunciou a flexibilização do funcionamento de mais atividades culturais. Cinemas, circos e teatros podem voltar a funcionar nos 76 municípios classificados como de baixo risco para transmissão do coronavírus, mas precisam seguir um protocolo rígido, que será divulgado neste sábado (3).

Serão incluídas na Portaria nº 100-R, da Secretaria da Saúde (Sesa), as normas sobre venda de ingressos, higienização dos espaços, capacidade das salas, distanciamento a ser observado pelo público, entre outras.

Também será autorizada a realização de exposições e feiras, desde que sejam observadas regras específicas pelos seus realizadores, como, por exemplo, protocolos relacionados à instalação de estandes, controle de acesso e à comercialização ou disponibilização de bilhetes, ingressos, vouchers ou credenciais.

Haverá ainda o acréscimo de regras voltadas aos parques de diversões, tais como desinfecção de brinquedos e acessórios; demarcação de fluxos de entrada e saída de pessoas para evitar aglomerações; e a promoção de embarque e desembarque dos equipamentos sem contato físico entre visitantes e funcionários.

Mapa de risco

O Governo do Estado anunciou, também nesta sexta-feira (02), o 25º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (05) e o domingo (11). Do total de municípios capixabas, 76 estão classificados em Risco Baixo. Apenas dois estão em Risco Moderado (Piúma e São José do Calçado). Não há nenhum município em Risco Alto.

Fonte: Site de Linhares