Surfista brasileiro chega ao bicampeonato no WSL Finals

Com a conquista de Filipe Toledo no sábado (9), o Brasil chegou ao topo do mundo no surfe pela sétima vez e empatou com o Havaí como o terceiro país com mais títulos. A liderança é da Austrália, com um total de 20, e os Estados Unidos ficam logo atrás, com 19.

Apesar de ser oficialmente um estado dentro dos Estados Unidos, o Havaí conta como uma nação nas competições de surfe pela enorme tradição na modalidade. Além disso, os havaianos têm uma cultura particular e estão localizados em um território afastado dos demais estados norte-americanos.

Outros três países também conquistaram títulos mundiais de surfe: África do Sul (1977), Peru (1965) e Reino Unido (1989). Cada um tem um título.

O Brasil despontou como potência no surfe recentemente. Enquanto Estados Unidos e Austrália acumulam conquistas desde o início do circuito mundial, na década de 1960, os brasileiros começaram a dominar o esporte em 2014, com o histórico título de Gabriel Medina. Desde então, o próprio Medina foi campeão mais duas vezes, Filipe foi bicampeão e Adriano de Souza e Ítalo Ferreira venceram uma vez cada.

Fonte: Lance