Além dos agendamentos, a plataforma também vai manter o registro e controle de estoque das doses de vacinas contra a Covid-19

Um novo site de vacinação do governo do Estado, criado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançado nesta quinta-feira (8). O objetivo é que o site facilite e organize o registro, controle das doses e até o acesso aos imunizantes contra a Covid-19.

Apesar do lançamento ter acontecido, uma contagem regressiva no portal mostra que ele só vai funcionar daqui a quatro dias (clique aqui), que cai na próxima segunda-feira (12).

Em coletiva de imprensa, na tarde desta quinta (8), o pesquisador do laboratório de inovação tecnológica da UFRN, Fernando Lucas, explicou que o registro das vacinações vai ser obrigatório para todos os municípios, mas o agendamento vai ser opcional.

“Um dos atrativos da plataforma do Estado é que ela é estável e foi dimensionada para receber um grande número de acessos. Com isso, a ideia é que essas intercorrências que nós vemos em sistemas locais não ocorram no sistema do governo do Estado”, disse o pesquisador.

Ainda de acordo com Lucas, outra funcionalidade do novo site é que, as pessoas que estiverem com a segunda dose em atraso, mesmo que tenham se vacinado antes do lançamento, vão ser notificadas por meio de SMS ou por e-mail.

“Essa notificação vai acontecer semanalmente. Quem não tiver nenhum dos dois, pode ser alcançado pelas equipes das unidades municipais de saúde”.

Na Grande Vitória, algumas cidades já se preparam para aderir ao sistema, a exemplo de Guarapari, Viana e Serra que afirmaram, ao Tribuna Online, que estão analisando a participação.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, explicou que a tecnologia passará a ser usada por todos os municípios para registrar as doses aplicadas e para o controle de estoque das vacinas. “Dessa forma, o registro e movimento de estoque será único. A divulgação do painel de vacinação será mais preciso e em tempo real. Poderemos superar os transtornos causados pelos problemas que temos na divulgação dos dados”.

“Estamos dando mais um passo para dar transparência total na gestão da pandemia e na publicação dos dados. Fizemos isso com a aplicação dos recursos no site Coronavírus e também com os dados da pandemia no Painel Covid-19, que são referência nacional na qualidade de dados. O que queremos é vacinar! Não queremos que nenhuma vacina durma na geladeira, caso ela já possa estar no braço de alguém. Isso demonstra de forma clara a nossa preocupação com a vida”, frisou o governador Casagrande. 

Novo aplicativo

O governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (8), uma nova plataforma de vacinação. Entre as funções, o novo sistema será usado para que as prefeituras façam o registro das doses aplicadas, que serão divulgadas em tempo real.

Além disso, as prefeituras que quiserem aderir poderão disponibilizar as doses para agendamento online. Algumas prefeituras já avaliam ou se preparam para usar o novo sistema. A tecnologia usada foi disponibilizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fonte: Tribuna online