Dia é comemorado nesta terça-feira (25). No Espírito Santo, uma programação extensa com homenagens, debates, apresentações musicais e incentivo a empreendedoras e artistas negras acontece nos dias 24, 25, 26, 30 e 31 de julho em vários espaços.

O Espírito Santo recebe nesta semana uma programação extensa com homenagens, debates, apresentações musicais e incentivo a empreendedoras e artistas negras durante o “Por todas nós”, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (confira a programação completa logo abaixo).

A data é comemorada em todo dia 25 de julho e foi instituída pela Lei nº12.987 de 2014.

De acordo com a organização, o “Por todas nós” reforça o protagonismo da mulher negra na luta antirracista e vai contar com várias atividades na Praça Costa Pereira, em Vitória; Centros e Núcleos Margaridas do ES; CRJ de Guarapari e Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, na Grande Vitória, nos dias 24, 25, 26, 30 e 31 de julho.

Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, será ocupada essa semana durante evento 'Por todas nós' — Foto: Cristiane Martins
Foto: Cristiane Martins

Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, será ocupada essa semana durante evento ‘Por todas nós’

O objetivo, de acordo com a organização, é dar visibilidade às mulheres negras em suas mais diversas áreas de atuação: social, política, cultural, artística, econômica, dentre outras, além de destacar sua importância para a construção da sociedade e desconstrução dos preconceitos assim como atuar e incentivar a criação de políticas públicas.

Negra Helô, coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras, Jacqueline Moraes, secretária de Estado das Mulheres; Crislayne Zeferina, do Conexão Perifa, participam de rodas de conversas juntamente com outras mulheres.

Entre as atrações musicais estão as Madalenas do Jucu, primeiro grupo de congo formado exclusivamente por mulheres no Espírito Santo.

Sobre o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Em 1992, um grupo de mulheres iniciou uma mobilização pela criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas, juntamente à Organização das Nações Unidas (ONU), e conseguiram que o dia 25 de julho fosse reconhecido como o Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

No Brasil, o reconhecimento ocorreu em junho de 2014 por meio da Lei nº12.987, homenageando Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII.

Tereza de Benguela — Foto: Arquivo

Tereza de Benguela — Foto: Arquivo

Programação “Por todas nós” no Espírito Santo

Quando: de 24 a 31 de julho

Segunda-feira (24)

O que: Roda de conversa com o tema “A participação social e política da Mulher Negra na realidade brasileira: conquistas e desafios”.

Local e horário: Sebrae, na Enseada do Suá, em Vitória, das 19 às 21h, com coffee break às 18h30.

Participantes: Jacqueline Moraes (Secretária de Estado das Mulheres); Luizane Guedes Mateus (MNU); Edna Luzia Furtado (Vice-prefeita de Cariacica); Crislayne Zeferina (Conexão Perifa), Senhorita Rose (Julho das Pretas); Capitã Estefane (Vice-prefeita de Vitória); Edineia Oliveira (Gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – GEPIR; Yara Marina (presidente do Conselho da Mulher deVila Velha/ES) e Jackeline Rocha (Deputada Federal).

Terça-feira (25)

Bárbara Letícia dos Santos Bastos Dal Bem da Barbarizy — Foto: Divulgação

Bárbara Letícia dos Santos Bastos Dal Bem da Barbarizy

O que: Aquilombando a Costa Pereira com os espaços Palco Aberto, Tenda, Escritas Negras, Espaço Empreendedoras Negras e Espaço artistas negras.

Onde e horário: Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, das 10h às 18h.

  • 10h – abertura do evento com Dança Circular.
  • 10h30 – início do atendimento jurídico, prioritariamente, para mulheres negras.
  • 10h30 – roda de conversa com o tema: Escritas Negras e suas diversidades, com Ana Clara do Coordenadora do Coletivo Beco; Roberta Beatriz Teodoro Rosa, advogada e assessora na Procuradoria Geral do ES; Elisangela Gonçalves Ferreira (Elis Gonçalves), gestora do Instituto Elis Gonçalves; Heloisa Ivone (NegraHelô), Coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras e Senhorita Rose, designer e criadora da marca de roupas Azaluz.
  • 13h – Oficina de tranças nagô com adolescentes do IASES e Instituto Elis Gonçalves.
  • 13h30 – Palestra: Artesanato – Base Conceitual e suas Aplicações.
  • 14h – Nação Mulher ES (cantoras de rap).
  • 17h – Apresentação Cultural: Sthelô Acompanhada do instrumentista Igor Morais.
  • 10h as 18h – Exposição de fotos, desenhos e gravuras de artistas negras.
  • 10h as 18h – Van de atendimento da ADERES: formalização, declaração, encerramento MEI, plantão tira-dúvidas sobre pequenos negócios, atendimento ao crédito.

Quarta-feira (26)

O que: Roda de conversa com o tema “Julho das Pretas e apresentação cultural” com a participação de Jacqueline Moraes (Secretária de Estado das Mulheres).

Onde e horário: Centro Margarida de Cariacica, na avenida Espírito Santo, 31, em Jardim América, a partir das 14h.

Domingo (30)

Aline Dias, jornalista, escritora e produtora cultural apresenta contação do livro "E se o mundo descostura?" — Foto: Divulgação

Aline Dias, jornalista, escritora e produtora cultural apresenta contação do livro “E se o mundo descostura?”

O que: Aquilombando o Parque Cultural Casa do Governador.

Local e horário: Rua Santa Luzia – Praia da Costa, Vila Velha, de 9h as 13h.

  • 9h – Aline Dias – Contação da história do livro “E se o mundo descostura?”
  • 10h – Madalenas do Jucu
  • 10h30 – Grupo Tápias (apresentação de dança)
  • 11h – Chistian Moyano (apresentação de dança)
  • 11h20 – Fábio Costa (apresentação de dança)
  • 11h45 – Mario Nascimento (apresentação de dança)
  • 12h10 – Madalenas do Jucu
  • Segunda-feira (31)
  • O que: Roda de conversa e atividades culturais.
  • Onde e horário: Rua Ataulfo Alves 9, no bairro Kubitschek, em Guarapari, a partir das 18h.
  • Fonte: G1