Fonoaudiólogos do Hospital Evangélico de Vila Velha alertam sobre os cuidados com a voz  

A voz é fundamental para comunicação. É uma característica de cada ser humano que diz respeito a identidade e personalidade, além de ser instrumento de trabalho para diversos profissionais. Por isso, é tão importante ter alguns cuidados específicos para manter a saúde da voz, assim como observar alterações que podem indicar certas doenças como o câncer de laringe, bem como de cabeça e pescoço. 

“Ao longo da vida algumas atitudes podem ser usadas para preservar nossa voz como beber água com frequência para hidratar as estruturas vocais, se alimentar de forma saudável, ter o sono regular, fazer atividades físicas, e sempre estar atento aos primeiros sintomas de possíveis alterações vocais como cansaço, ardência ou dor ao falar, falhas na voz, pigarro e rouquidão”, explica o fonoaudiólogo do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Lucas Rosas Campelo.   

Mariana Pereira, que também é fonoaudióloga do HEVV, destaca o que fazer para prevenção do câncer de cabeça e pescoço, que é um termo genérico que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide.  

“O cigarro e a bebida alcoólica devem ser evitados porque esses hábitos ruins afetam diretamente a laringe e podem ocasionar o câncer de cabeça e pescoço que consequentemente atinge os órgãos envolvidos na produção da voz ou na articulação dos sons”, ressaltou a fonoaudióloga do Hospital Evangélico, Mariana Pereira Barcelos. 

No próximo domingo, 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os principais problemas vocais. O Hospital Evangélico de Vila Velha conta com uma equipe de fonoaudiologia que realiza a reabilitação da voz do paciente após o tratamento do câncer de cabeça e pescoço.  

Fonte: HEVV