De acordo com morador, os eventos que reúnem cerca de 30 pessoas, desrespeitando orientações de distanciamento social, ocorrem semanalmente há mais de um mês

Recentemente, um leitor, que preferiu preservar a própria identidade, buscou a redação do jornal Folhaonline.es para denunciar uma situação que vem ocorrendo há mais de um mês no bairro Aeroporto, em Guarapari. De acordo com ele, todos os domingos, por volta das 17h, cerca de 30 pessoas, dentre crianças e adultos, se reúnem próximo ao campo da Associação Atlética Aliança, às margens da pista que, após a conclusão das obras de extensão da Avenida Paris, conectará o bairro à Rodovia do Sol.

De acordo com o leitor, que reside no Aeroporto, esses campeonatos acontecem há aproximadamente um mês, todos os domingos. “Quando dá 17h eles começam a se reunir no local para soltar pipas e usam linha com cerol e linha chilena, que são extremamente perigosas porque cortam até capacetes. Ficam de 30 a 50 pessoas juntas, sem máscaras, compartilhando bebidas alcoólicas que compram em um bar que continua funcionando, desobedecendo ao decreto municipal, e fazendo uso de drogas”, relata.

Segundo ele, esse bar, que descumpre as determinações do Município que estabelecem restrições no funcionamento de estabelecimentos durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) também vem comercializando bebidas para menores de idade.

A situação preocupa moradores da região por diversos motivos: Devido ao uso do cerol e linha chilena, materiais com alto poder cortante, veículos que passam pelo local desviam invadindo a contramão, o que pode ocasionar um acidente; A aglomeração e a falta do uso de máscaras coloca em risco a saúde dos moradores do bairro, por favorecer a propagação da Covid-19; Além disso, durante os eventos, adolescentes e adultos consomem bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, com carros de som e música alta no local, gerando transtornos à vizinhança.

“Nós já denunciamos para a Polícia Militar, mas eles dizem que por se tratar do desrespeito a um decreto municipal, é responsabilidade da Prefeitura de Guarapari. Quando entramos em contato com a prefeitura, nos dizem que devemos chamar a polícia por ocorrer consumo de drogas. Um repassa o problema para o outro e ninguém resolve o problema. Não adianta”, conta o leitor.

Confira o vídeo gravado pelo leitor, que registra o campeonato irregular realizado no último domingo (07):

Diante disso, procuramos a Prefeitura de Guarapari para esclarecer: O Município está ciente dessa situação? Fiscais da Prefeitura já foram até o local, quando o episódio foi denunciado? O que será feito para impedir que o evento continue promovendo aglomeração? O bar, que de acordo com o leitor desobedece ao decreto municipal e comercializa bebidas alcoólicas para menores de idade, será alvo de fiscalização?

Por meio de nota, o Executivo respondeu:

“A Secretaria Municipal de Postura e Trânsito esclarece que não recebeu nenhuma denúncia referente a tal ocorrência. O município orienta que, ao identificar casos como este, é importante que as pessoas formalizem as denúncias através do “Disque Aglomeração” 27 99716-1848.”

O leitor alega que a Prefeitura de Guarapari está ciente da questão e não deu a devida atenção às denúncias. 

Fonte: Folha Vitória