São 35 alunos que terão nove aulas com vários temas como meio ambiente, segurança, empoderamento feminino, etc.

Nessa segunda-feira (27), a Guarda Municipal de Vila Velha deu início a terceira turma do projeto “Anjos da Guarda”. Desta vez os alunos da UMEF Joffre Fraga, do Vale Encantado, foram contemplados.
Cerca de 35 alunos participarão do projeto que conta com nove aulas ministradas pelos instrutores da Guarda Municipal. Os alunos aprenderão sobre educação no trânsito, meio ambiente, segurança, empoderamento feminino, bullying, entre outros temas.
As aulas são lúdicas. Os alunos recebem uma cartilha com exercícios que são realizados gradativamente conforme as aulas são ministradas. E a primeira aula foi realizada pela Comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, ainda nesta segunda-feira. “Nesta aula eles aprendem sobre a história da Guarda Municipal de Vila Velha. Pude explanar sobre as modalidades de patrulhamento, sobre as inspetorias e papel da Guarda Municipal”, frisa.
Essa é a terceira turma do projeto Anjos da Guarda. “Os alunos aprendem sobre direitos humanos e valores, que fazem parte da formação de cada um. Trazer esses valores para dentro da sala de aula é extremamente importante. Além disso, aproxima a Guarda Municipal deles e, assim, passam a entender que a instituição não é opressora. Entendem que a GMVV está do lado deles”, ressalta a Inspetora Lígia Vazzoler, da Inspetoria Escolar.
O Secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes do Santo, ressalta a importância desse projeto. “Os alunos conhecerão a logística da Guarda Municipal. Além disso, poderão conhecer nossas viaturas e como nossos agentes atuam. Esse projeto vem ao encontro de trazer prevenção e acolhimento as nossas crianças e aos nossos adolescentes. Estamos plantando uma sementinha hoje para colhermos no futuro. Tenho certeza que daqui sairão futuros Guardas Municipais”, afirma.
O último dia de aula está prevista para acontecer no dia 19 de abril, quando os alunos irão visitar o Centro de Operações da Guarda Municipal de Vila Velha. Posteriormente acontecerá a formatura da turma, onde ganharão um certificado de “Anjos da Guarda”. “Esse certificado não é apenas um pedaço de papel, ele representa muito mais. Os alunos começam o projeto de um jeito e terminam com mais disciplina e respeitando o próximo”, ressalta Landa Marques.
A Subsecretária de Educação, Tatiana Nogueira, afirma que o projeto faz a diferença dentro da sala de aula. “Essa é a terceira turma que recebe o projeto. Nas outras turmas desde as primeiras aulas foi possível ver a mudança no comportamento dos alunos. Eles ficam disciplinados, levantam a mão para falar. Essa parceria entre a educação e a Guarda Municipal é fundamental”, afirma.

Fonte: Semdest (defesa social e trânsito)